SÃO LUÍS - O Estádio Castelão, em São Luís, está recebendo algumas melhorias para o jogo entre Bangu e Flamengo, que será disputado no dia 22 de janeiro, às 19h, pela quarta rodada do Campeonato Carioca. De acordo com a Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), o local passa por ajustes no sistema de som e na iluminação, além de uma reforma na sala de imprensa.
Leia também:
Mais de 35 mil ingressos já foram vendidos para jogo do Flamengo em São Luís
Além dessas reformas, a Sedel pretende realizar melhorias nas bilheterias e nos camarotes do Estádio Castelão, incluindo pintura e a instalação de móveis planejados, visando ainda mais conforto e funcionalidade para o público e os profissionais que frequentam o estádio.
Em dezembro, o Estádio Castelão paralisou as suas atividades para uma manutenção preventiva do gramado, além de melhorias estruturais e de instalações internas, visando a temporada do futebol maranhense em 2025. Inicialmente, os ajustes durariam até o dia 5 de janeiro, porém, a Sedel liberou o estádio antes do prazo, o que permitiu a realização de amistosos de pré-temporada de Maranhão Atlético e Moto Club, além de um jogo-treino do Sampaio Corrêa.
No segundo semestre de 2024, o Estádio Castelão passou por várias reformas para garantir mais conforto e segurança aos jogadores e aos torcedores do futebol maranhense, além de modernizar o espaço, obedecendo aos padrões da Federação Internacional de Futebol (Fifa) para receber grandes eventos esportivos.
Entre as principais obras no Estádio Castelão nesse período, estão a implantação de dois novos telões em LED, modernização das catracas de acesso, ajustes na sonorização para melhorar a qualidade do som durante as partidas e reforma dos vestiários com novos armários e esquadrias. Como medida de segurança, também houve a atualização do sistema de videomonitoramento e sala de monitoramento, instalação de iluminação adequada em todos os acessos do estádio e no Complexo Esportivo Canhoteiro, no bairro Outeiro da Cruz, que integra o Castelão.
Além disso, os bancos de reservas foram revitalizados e passam a contar com 23 lugares, atendendo às regras da Fifa, e a sala de imprensa recebeu melhorias para atender melhor os jornalistas. O fosso ao redor do campo ganhou telas de segurança e também ocorreu a instalação do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), que garante proteção ao estádio durante tempestades. Por fim, o Castelão recebeu nova identidade visual e sinalização.
Bangu x Flamengo terá casa cheia
De volta a São Luís após mais de 10 anos, o Flamengo terá casa cheia no jogo contra o Bangu. De acordo com a empresa responsável pela organização da partida do Rubro-Negro na capital maranhense, mais de 35 mil ingressos já foram vendidos nos postos físicos e digitais.
De acordo com a última atualização da organização do jogo entre Bangu e Flamengo em São Luís, as entradas para os setores 1 e 4 do Estádio Castelão estão esgotadas, enquanto os setores 2, 3, 5, 6 e cadeiras cobertas já têm mais de 70% dos ingressos vendidos. Oficialmente, o Castelão tem capacidade para 40.149 torcedores, mas já recebeu mais de 43 mil pessoas na vitória do Sampaio Corrêa por 5 a 3 sobre o Macaé em 2013, pelas quartas de final do Campeonato Brasileiro Série C, no recorde de público do estádio desde a reinauguração em 2012.
Tour pelo Nordeste
No início do Campeonato Carioca de 2025, o Flamengo fará uma "tour" pelo Nordeste, com quatro partidas em 10 dias, e o duelo contra o Bangu em São Luís será o último dessa sequência de compromissos na região. Antes de desembarcar na capital maranhense, o Rubro-Negro enfrentará o Boavista no Estádio Batistão, em Aracaju, encara o Madureira no Estádio Amigão, em Campina Grande, e joga diante do Nova Iguaçu na Arena das Dunas, em Natal.
Reservas ou titulares?
O elenco do Flamengo será dividido para os primeiros compromissos da temporada de 2025. Nas primeiras rodadas do Campeonato Carioca, o Rubro-Negro terá um grupo formado por jovens atletas revelados nas categorias de base e alguns nomes do elenco profissional, como o goleiro Dyogo Alves, o zagueiro Cleiton, o meia Lorran e o atacante Carlinhos, além do atacante Thiaguinho, que teve rápida passagem pelo Sampaio Corrêa em 2023. Os principais jogadores do Flamengo, por sua vez, viajam para uma pré-temporada nos Estados Unidos, que começa no dia 10 de janeiro e vai até o dia 19, quando a equipe carioca enfrentará o São Paulo em um amistoso em Fort Lauderdale.
A presença do elenco principal do Flamengo no jogo contra o Bangu no Castelão ainda é incerta. De acordo com o presidente da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), Rubens Lopes, os clubes do Campeonato Carioca têm a opção de poupar os seus destaques até a quarta rodada, ou seja, o Rubro-Negro não é obrigado a escalar os seus destaques no duelo em São Luís. A comissão técnica do Flamengo, no entanto, está preocupada em fazer o maior número de ajustes possíveis para a Supercopa Rei contra o Botafogo, que será realizada no dia 2 de fevereiro, no Estádio Mangueirão, em Belém, e a partida diante do Bangu pode auxiliar nesse processo.
Flamengo não joga em São Luís desde 2014
O último jogo do Flamengo no Maranhão ocorreu no dia 23 de novembro de 2014, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. Sem maiores objetivos no Brasileirão, o Rubro-Negro transferiu o mando de campo do Rio de Janeiro para São Luís e encarou o Criciúma diante de um público de pouco mais de 27 mil pagantes no Estádio Castelão. Apesar do incentivo do torcedor rubro-negro na capital maranhense, o Flamengo teve que se contentar com o empate por 1 a 1 diante do Criciúma: o atacante Elton até abriu o placar para o time carioca no primeiro tempo, mas o Tigre deixou tudo igual na segunda etapa, com Cléber Santana, aproveitando grande jogada individual de Róger Guedes, que estava no início da carreira como profissional.
Saiba Mais
- Estádio Castelão passa por manutenção antes da temporada de 2025
- Estádio Castelão perde disputa para receber jogo entre Brasil e Uruguai, pelas Eliminatórias da Copa
- Jogo da Seleção Brasileira esperado em São Luís tem definição
- Reunião discute possibilidade de Brasil x Uruguai no Estádio Castelão
- Jogadores de Moto e Sampaio usaram vestiários recuperados no Castelão
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.