Judô

FMJ faz "super treino" para mulheres neste sábado (23)

Iniciativa visa fortalecer o judô feminino no Estado e vai ocorrer simultaneamente em São Luís, Imperatriz e Bacabal.

Imirante Esporte, com informações da Assessoria

Atualizada em 19/03/2024 às 19h58
O Treino Keiko Fukuda FMJ será realizado na manhã deste sábado (23), em três cidades.
O Treino Keiko Fukuda FMJ será realizado na manhã deste sábado (23), em três cidades. (Meiky Braga)

SÃO LUÍS - Pioneira do judô feminino, Keiko Fukuda foi a única mulher a atingir o grau de 10º DAN. Para a japonesa, a judoca deveria “ser gentil, amável e bonita, ainda firme e forte, mentalmente e fisicamente” para superar as adversidades impostas pela sociedade às mulheres. O lema de Keiko Fukuda norteia a difícil caminhada das judocas que, a cada dia, têm conquistado cada vez mais espaço dentro do dojô. E, como forma de celebrar, incentivar e fortalecer o judô feminino no Maranhão, a Federação Maranhense de Judô (FMJ) inovou e vai promover um “super treino”, exclusivamente, voltado para as mulheres. A ação, que recebeu o nome de “Treino Keiko Fukuda FMJ”, ocorrerá neste sábado (23) a partir das 10h, simultaneamente, nas cidades de São Luís, Imperatriz e Bacabal. 

Na capital maranhense, o “Treino Keiko Fukuda FMJ” será realizado na Academia Guerreiro Judô, no bairro do Anil. Em Imperatriz, o evento será na Associação Judô Mazzili e, em Bacabal, na Academia Judô Tiradentes. 

“A Keiko Fukuda é um símbolo de força, técnica e mentalidade vencedora. Esse treino tem como objetivo reunir as meninas, pra gente fazer um treinamento e também para que a gente possa se envolver mais e possa estar proporcionando mais treinos. Como em março é celebrado o Dia Internacional da Mulher, achamos propício um treinamento só para as meninas. O judô feminino tem ganhado força, já temos mais mulheres faixas pretas, mais senseis e isso está engrandecendo muito o judô feminino. Além disso, temos muitas meninas que já conquistaram muitos títulos. Temos que reconhecer e valorizar”, explicou a sensei Roseane Braga, primeira faixa preta do Maranhão. 

O fortalecimento do judô feminino no Estado é prioridade da FMJ, que tem buscado mecanismos para incentivar, motivar e difundir o esporte entre as mulheres. De acordo com Rodolfo Leite, presidente da federação, a modalidade só tem a ganhar com uma maior participação das mulheres. 

“Temos trabalhado para que o judô feminino fique cada vez mais forte e atraia mais e mais meninas. Ficamos felizes em poder proporcionar eventos como esse Treino Keiko Fukuda FMJ, que será realizado em três cidades ao mesmo tempo. Tenho certeza de que esse evento será um sucesso”, explicou Rodolfo Leite. 

Seleção Maranhense 

No domingo (24), a Federação Maranhense de Judô também vai promover um treino voltado para os atletas que compõem o Time Maranhão que, no mês de abril, vão a Teresina (PI) para a disputa do Campeonato Brasileiro Regional. Os judocas conquistaram suas respectivas vagas na Seleção Maranhense após a realização da seletiva no início de março. 

O Treino FMJ do Time Maranhão ocorrerá na Academia Viva Água, no bairro do Renascença, e será dividido em duas sessões: a primeira ocorrerá das 9h às 10h e será voltada para atletas das categorias Sub-13 e Sub-15; já a segunda, das 10h às 12h, vai reunir judocas das categorias Sub-18 e Sênior. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.