Judô

Instituto Maranhense de Deficientes Visuais conquista ouro no Grand Prix Paralímpico em São Paulo

Maycon Souza, que faz parte do instituto, conquistou a medalha de ouro na categoria J2 (-73 kg).

Com informações da assessoria

Maycon Sousa no Pódio em primeiro lugar na modalide J2 no Gran Prix de Judô Paralímpico
Maycon Sousa no Pódio em primeiro lugar na modalide J2 no Gran Prix de Judô Paralímpico (Divulgação)

SÃO LUÍS - O Maranhão se destacou no cenário do judô paralímpico nacional com a vitória do atleta Maycon Souza, do Instituto Maranhense de Deficientes Visuais (IMDV), que conquistou a medalha de ouro na categoria J2 (-73 kg) no Grand Prix Paralímpico de Judô, realizado no último sábado (14), no Centro de Treinamento Paralímpico em São Paulo. Maycon venceu todas as três lutas da categoria, garantindo o primeiro lugar e levando para casa a medalha de ouro. A competição reuniu mais de 180 atletas e foi a segunda etapa do Grand Prix de Judô Paralímpico e da Copa Loterias Caixa, torneios organizados pela CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais), que encerram o calendário nacional da modalidade em 2024.

Outros competidores do IMDV, como Fábio Pinheiro, Ricardo Lisandro, Gaby Vieira e Divino Dinato, também participaram do evento e mostraram dedicação em suas disputas. Danilo Nascimento, instrutor de judô do IMDV, comentou sobre a performance dos atletas: “Estamos muito orgulhosos do desempenho de todos os nossos atletas. Embora tenhamos enfrentado dificuldades, como lesões e adversidades nas lutas, o esforço e a determinação de cada atleta foram notáveis”. 

A participação no Grand Prix foi viabilizada pelo apoio do patrocinador Jacaré Home Center e pelo Governo do Estado do Maranhão, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, que permitiram a participação de Maycon e outros atletas do IMDV no torneio. Etevaldo Santos, presidente do IMDV, ressaltou a importância desse apoio para o sucesso dos atletas: “Essa vitória é de todos que acreditam no potencial do esporte como ferramenta de inclusão e desenvolvimento. Agradecemos os parceiros e patrocinadores que contribuíram para nossa participação”. 

Próximo desafio

Agora os atletas se preparam para a próxima competição que ocorrerá no dia 28 de setembro, na cidade de Parauapebas, no estado do Pará. Maycon expressou sua alegria com a conquista da medalha de ouro: "Estou muito feliz por essa conquista no Grand Prix Paralímpico de Judô. As lutas foram bem difíceis, mas consegui vencer e levar mais uma medalha de ouro. Quero agradecer ao Instituto Maranhense de Deficientes Visuais e aos patrocinadores que sempre apoiam a gente. Agora é continuar treinando, porque minha próxima competição é em Parauapebas no dia 28 de setembro, e espero representar bem o Maranhão de novo e trazer mais medalhas". 

A participação na próxima competição é uma oportunidade para aplicar o aprendizado adquirido durante o Grand Prix. Keyla Costa, fisioterapeuta da equipe, frisou que “é fundamental que o acompanhamento fisioterapêutico continue não só para o tratamento imediato das lesões, mas também para a recuperação eficaz e a prevenção de futuros problemas”. 

O IMDV continua sua missão de inclusão por meio do esporte, promovendo o judô como uma ferramenta para combater o capacitismo e oferecer oportunidades tanto para pessoas com deficiência quanto para aquelas sem deficiência. Após o Grand Prix, a instituição já planeja novos projetos para expandir o alcance do judô no Maranhão.

Saiba quem disputa as eleições em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.