SÃO LUÍS - O Maranhão se destacou no cenário do judô paralímpico nacional com a vitória do atleta Maycon Souza, do Instituto Maranhense de Deficientes Visuais (IMDV), que conquistou a medalha de ouro na categoria J2 (-73 kg) no Grand Prix Paralímpico de Judô, realizado no último sábado (14), no Centro de Treinamento Paralímpico em São Paulo. Maycon venceu todas as três lutas da categoria, garantindo o primeiro lugar e levando para casa a medalha de ouro. A competição reuniu mais de 180 atletas e foi a segunda etapa do Grand Prix de Judô Paralímpico e da Copa Loterias Caixa, torneios organizados pela CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais), que encerram o calendário nacional da modalidade em 2024.
Outros competidores do IMDV, como Fábio Pinheiro, Ricardo Lisandro, Gaby Vieira e Divino Dinato, também participaram do evento e mostraram dedicação em suas disputas. Danilo Nascimento, instrutor de judô do IMDV, comentou sobre a performance dos atletas: “Estamos muito orgulhosos do desempenho de todos os nossos atletas. Embora tenhamos enfrentado dificuldades, como lesões e adversidades nas lutas, o esforço e a determinação de cada atleta foram notáveis”.
A participação no Grand Prix foi viabilizada pelo apoio do patrocinador Jacaré Home Center e pelo Governo do Estado do Maranhão, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, que permitiram a participação de Maycon e outros atletas do IMDV no torneio. Etevaldo Santos, presidente do IMDV, ressaltou a importância desse apoio para o sucesso dos atletas: “Essa vitória é de todos que acreditam no potencial do esporte como ferramenta de inclusão e desenvolvimento. Agradecemos os parceiros e patrocinadores que contribuíram para nossa participação”.
Próximo desafio
Agora os atletas se preparam para a próxima competição que ocorrerá no dia 28 de setembro, na cidade de Parauapebas, no estado do Pará. Maycon expressou sua alegria com a conquista da medalha de ouro: "Estou muito feliz por essa conquista no Grand Prix Paralímpico de Judô. As lutas foram bem difíceis, mas consegui vencer e levar mais uma medalha de ouro. Quero agradecer ao Instituto Maranhense de Deficientes Visuais e aos patrocinadores que sempre apoiam a gente. Agora é continuar treinando, porque minha próxima competição é em Parauapebas no dia 28 de setembro, e espero representar bem o Maranhão de novo e trazer mais medalhas".
A participação na próxima competição é uma oportunidade para aplicar o aprendizado adquirido durante o Grand Prix. Keyla Costa, fisioterapeuta da equipe, frisou que “é fundamental que o acompanhamento fisioterapêutico continue não só para o tratamento imediato das lesões, mas também para a recuperação eficaz e a prevenção de futuros problemas”.
O IMDV continua sua missão de inclusão por meio do esporte, promovendo o judô como uma ferramenta para combater o capacitismo e oferecer oportunidades tanto para pessoas com deficiência quanto para aquelas sem deficiência. Após o Grand Prix, a instituição já planeja novos projetos para expandir o alcance do judô no Maranhão.
Saiba Mais
- Bia Souza é indicada por Federação de Judô a prêmio de melhor do mundo
- Academia Monte Branco é campeã da 2ª etapa do Circuito Maranhense
- Judô encerra 2024 neste fim de semana no Grand Slam de Tóquio
- FMJ promove 2ª etapa do Circuito Maranhense de Judô neste sábado (7)
- Inscrições abertas para 2ª etapa do Circuito Maranhense de Judô
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.