Basquete

Pivô da Seleção Maranhense segue os passos da tia Iziane

Ala da Seleção Brasileira filma e torce pelo desempenho do sobrinho Ruan.

Imirante.com, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h39
Iziane ao lado do sobrinho Ruan, de apenas 14 anos.
Iziane ao lado do sobrinho Ruan, de apenas 14 anos. (Divulgação/CBB)

POÇOS DE CALDAS - A seleção masculina do Maranhão estreou no Campeonato Brasileiro Sub-17 da 3ª Divisão com vitória sobre Sergipe por 85 a 29 (40 a 10 no primeiro tempo), com 17 pontos do cestinha Emanuel Maciel. Mas na arquibancada do Ginásio do SESC, em Poços de Caldas, uma torcedora especial, a ala da Seleção Brasileira Iziane Marques, filma e torce pelo desempenho do sobrinho, o pivô Ruan Marques Miranda.

“Eu fico muito feliz principalmente pelo impacto que o esporte traz na vida do ser humano e, por experiência própria, eu sei quão importante é o esporte e as portas que podem se abrir. Eu sinto uma alegria muito grande por ele ter abraçado o basquete na vida dele e esperamos que seja um grande atleta também”, disse Iziane, que defende a Seleção Brasileira desde o Sul-Americano Juvenil da Venezuela, em 2000.

Com apenas 14 anos e 2,03m, Ruan é um jovem tímido e de poucas palavras. Começou a jogar basquete aos oito anos de idade no Colégio Batista, em São Luís, e está disputando seu segundo Campeonato Brasileiro. O primeiro foi o Sub-15 no ano passado, também em Poços de Caldas.

“Estou muito feliz em poder participar novamente de uma competição nacional e defender o Maranhão. Eu tive uma boa evolução nesses últimos doze meses porque passei a treinar mais arremesso, bandeja, drible, fundamento em geral. É claro que também me esforcei bastante, sempre com muita dedicação”, afirmou o pivô.

No Campeonato Brasileiro Sub-17 de Poços de Caldas, Iziane é a Embaixadora da competição. Mas ela também arruma um tempinho para acompanhar os jogos do sobrinho Ruan.

“Esse lado é complicado porque como a gente é atleta, tem um olhar bem crítico. Você não é só fã, não está só assistindo ao jogo. Mas acho que isso ajuda muito porque dou muitas informações para ele do que pode melhorar, do que pode fazer. É uma troca bem legal e se ele puder absorver, só vai ajudar ainda mais no desenvolvimento dele”, explica a tia Iziane.

“Realmente é muito bom poder ter uma pessoa como ela me dando opinião e me ajudando a melhorar a cada dia, cada treino e nos jogos”, disse o sobrinho Ruan, que marcou 13 pontos e pegou três rebotes na vitória sobre Sergipe.

Na fase de classificação o Maranhão ainda terá como adversários as seleções de Roraima (quinta), Tocantins (sexta) e Acre (sábado). Mas no que depender de Ruan sua equipe já tem lugar garantido no pódio.

“Eu quero ganhar o campeonato e subir para a 2ª Divisão em 2016. Mas no futuro quero ser profissional do basquete e jogar na seleção brasileira”, finalizou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.