Novos desafios

Maranhense Ruan Miranda fala antes de estreia na Seleção Brasileira de basquete

Pivô que atua na divisão de acesso da NBA vai defender o Brasil nas eliminatórias da AmeriCup 2025.

Eduardo Lindoso / Imirante Esporte

Atualizada em 23/02/2024 às 13h39
Ruan Miranda em ação pela equipe do Capitanes de Ciudad de México
Ruan Miranda em ação pela equipe do Capitanes de Ciudad de México (Arquivo pessoal)

SÃO PAULO - A Seleção Brasileira masculina inicia nesta sexta, 23, a sua jornada em busca de uma vaga na AmeriCup 2025. No Ginásio Wlamir Marques, em São Paulo, o Brasil encara o Paraguai, a partir das 19h. E o pivô maranhense Ruan Miranda, que faz parte do selecionado brasileiro, falou sobre esse momento que vive na carreira. Atualmente, Ruan defende o Capitanes de Ciudad de México na Liga de Desenvolvimento da NBA (NBA G League), a divisão de acesso da NBA. 

Constantemente convocado para a Seleção Brasileira de basquete 3 x 3, Ruan Miranda, de 22 anos, que é sobrinho da multicampeã Iziane Castro, falou sobre sua primeira convocação para o time principal do Brasil. 

“Eu fui pela primeira vez convocado para a Seleção adulta de basquete. Estou muito feliz com isso. Foram muitos anos de trabalho, dedicação para isso acontecer. Vamos jogar esse eliminatório do America Cup contra o Paraguai. Hoje, dia 23, eu conto com toda a torcida de vocês”, comentou o pivô. 

Ruan Miranda falou ainda sobre sua adaptação no México. “Eu jogo pelo Capitães da cidade do México. A gente joga pela NBA G League, a segunda divisão da NBA. Eu me adaptei muito bem, apesar de eu não falar muito bem inglês, eu consigo me comunicar com o pessoal. Falo um pouquinho de espanhol e tenho um amigo que me ensinou muito na tradução. O começo foi meio difícil porque é outro tipo de jogo, é outra língua, é outro ambiente. Mas tudo correu bem, me adaptei bem, já estou entrosado com a equipe”. 

Brasil em busca de vaga na AmeriCup 2025

O Brasil está no grupo ao lado de Paraguai, Uruguai e Panamá nas Eliminatórias da AmeriCup 2025. Em novembro, meses após o Pré-Olímpico e Paris 2024, a equipe volta a jogar duas partidas no Brasil, ainda com local a definir, diante de Uruguai e Panamá. E fecha em fevereiro de 2025 a briga por um lugar na AmeriCup, marcada para a Nicarágua em setembro de 2025. Os três primeiros do grupo vão à AmeriCup. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.