Agricultura

Produtores discutem o controle biológico de pragas em Balsas

A utilização da vespa pode reduzir em até 75% a utilização de inseticidas.

Imirante Imperatriz, com informações da TV Mirante Balsas

Atualizada em 27/03/2022 às 11h53

BALSAS – Produtores da região Sul do Maranhão participaram de um encontro técnico para discutir o controle biológico de pragas. A novidade é a liberação da Trichogramma, uma espécie de vespa que surge como um aliado do produtor para o combate de pragas como a lagarta Helicoverpa, que causa vários prejuízos nas culturas de soja, algodão e feijão.

A microvespa Trhichogramma, agora esta sendo utilizada em larga escala comercial, é uma aliada no manejo integrado de pragas, principalmente da lagarta. O engenheiro agrônomo Alessandro Arruda, explicou que a vespa é muito utilizada nos Estados da Bahia e Mato Grosso nas culturas de soja. No Rio Grande do Norte, a vespa é utilizada em plantações de melão.

Segundo o engenheiro agrônomo, a utilização da vespa Trichogramma no controle biológico de pragas na cultura de soja tem reduzido em até 75% a utilização de inseticidas pelos produtores.

O controle experimental vem sendo feito por meio de parcerias de empresas do setor agrícola com a Fundação de Apoio a Pesquisa do Corredor Norte de Exportação (Fapcen). Na propriedade do produtor Antidio Sandri foram liberadas ovos da vespa em uma área de setenta hectares, o resultado surpreendeu o produtor. Consultores afirmam que o controle biológico reduziu em mais de 80% por cento os gastos com a utilização de defensivos agrícolas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.