Pressa exagerada

Psicólogo faz alerta para aceleração de áudios no WhatsApp

Ferramenta pode gerar problemas na comunicação.

NA MIRA, COM INFORMAÇÕES DA ASSESSORIA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h02
Doenças como depressão e síndrome de Burnout estão em crescimento no Brasil.
Doenças como depressão e síndrome de Burnout estão em crescimento no Brasil. (Foto: Divulgação )

Após o WhatsApp liberar a função de acelerar áudios, diversas pessoas aproveitaram e curtiram a ferramenta, que inclusive gerou 'memes' de famosos.

Porém, segundo a psiquiatra Regiane Kunz, essa funcionalidade pode refletir nos costumes dos brasileiros, que de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), é o povo mais ansioso do mundo.

Acontece que, com a característica de se resolver muita coisa ao mesmo tempo, o brasileiro pode acabar afetando diretamente as suas relações.

“O que a gente precisa pensar é que, apesar da vantagem, se não é mais uma forma de mostrar que tentamos acelerar tudo. Essa pressa é justificada?”, questiona a médica psiquiatra Regiane Kunz Bereza.

Segundo a médica, é preciso fazer uma análise sobre conflito existente entre o querer acelerar tudo e deixar de aproveitar os momentos. “Muitas vezes precisamos que as coisas durem o tempo que elas precisam durar. Qual a necessidade dessa pressa toda?”, reforça.

Afinal, essa pressa exagerada pode desencadear doenças como transtorno de ansiedade, por exemplo. Segundo a OMS, são 11,5 milhões de pessoas que sofrem com depressão no País e, até 2030, essa será a doença mais comum no Brasil. A síndrome de Burnout ou esgotamento profissional também vem crescendo. Em 2019, cerca de 20 mil brasileiros pediram afastamento médico por doenças mentais, relacionadas ao excesso de trabalho.

Além disso, a possibilidade de aceleração dos áudios do aplicativo, não só o ritmo da voz, como o tom dela, é alterado. Ou seja, a pressa pode trazer, também, uma falha na comunicação pelo fato das palavras com entonação, que dão sentido a fala, serem distorcidas. “Se a pessoa fala devagar, por exemplo, talvez essa seja a forma dela se comunicar. Ela dá uma tonalidade nesta fala, e essa característica se perde com a aceleração”, analisa a psiquiatra.

Diante disso, ela afirma: é preciso que tenhamos mais cautela com a necessidade de acelerar tudo, o tempo todo.

“Precisamos refletir e aproveitar essa oportunidade para pensar melhor na maneira com que a gente está tentando fazer com que a vida passe muito mais rápido”, conclui Regiane.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.