Novembro Azul

Com fim de campanha, homens devem procurar atendimento no SUS, diz urologista

A partir de agora atendimento aos pacientes será em ônibus e Centro de Saúde Três Poderes.

João Rodrigues/ Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h37
Urologista Alair Firmiano convida homens a pocurar a prevenção do câncer de próstata no Centro de Saúde Três Poderes, em Imperatriz.
Urologista Alair Firmiano convida homens a pocurar a prevenção do câncer de próstata no Centro de Saúde Três Poderes, em Imperatriz. (Foto: João Rodrigues/ Imirante Imperatriz)

IMPERATRIZ – O urologista Alair Firmiano disse nesta segunda-feira (30), que o encerramento da campanha Novembro Azul não deve servir de desculpa para os homens procurar a prevenção do câncer, especialmente o de próstata. Os homens devem procurar agora o atendimento na rede do Sistema Único de Saúde (SUS).

O atendimento na rede pública citado por Alair Firmino diz respeito ao ônibus equipamento e apropriado para atendimentos e o Centro de Saúde Três Poderes.

“A Novembro Azul é só uma intensificação da campanha de prevenção do câncer, não só da próstata e doenças sexualmente transmissíveis. A pessoa pode procurar o ônibus que funciona fazendo o exame de PSA (Antígeno prostático específico) e, principalmente procurar o urologista na rede do SUS, nos Três Poderes”, orientou o especialista.

No Centro de Saúde Três Poderes diariamente, segundo Alair, oito urologistas fazem o atendimento diário e os interessados bastam marcar uma consulta, mesmo sem que estejam sentido algum sintoma suspeito, apenas para prevenção.

Alair avaliou a campanha Novembro Azul deste ano como muito proveitosa, mas não apresentou números.

O câncer de próstata é o tipo de câncer mais comum em incidência entre os homens e o combate só pode ser feito por meio de exames de prevenção (PSA) e, ainda, o toque retal. Quando mais cedo a doença é detectada mais fácil se torna o tratamento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.