Novembro Azul

VÍDEO: urologista fala sobre prevenção ao câncer de próstata, segunda causa de morte em homens

Atualmente, o câncer de próstata é a segunda causa de óbito por câncer na população masculina, reafirmando sua importância epidemiológica no país.

Imirante.com

Atualizada em 09/11/2023 às 08h46

SÃO LUÍS - O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina em todas as regiões do país, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. No Brasil, estimam-se 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025. Atualmente, é a segunda causa de óbito por câncer na população masculina, reafirmando sua importância epidemiológica no país.

A idade é o principal fator de risco para o câncer de próstata, sendo mais incidente em homens a partir da sexta década de vida, bem como, histórico familiar de câncer de próstata antes dos 60 anos e obesidade para tipos histológicos avançados. Destaca-se também a exposição a agentes químicos relacionados ao trabalho, sendo responsável por 1% dos casos de câncer de próstata.

Câncer de Próstata. (Foto: Divulgação)
Câncer de Próstata. (Foto: Divulgação)

Novembro é o mês de prevenção e conscientização ao câncer de próstata, e para explicar mais sobre a doença, o Imirante.com conversou com o médico urologista Paulo Roberto (assista o vídeo acima).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.