Automobilismo

Com carro e UTV, equipe maranhense estreia no Rally RN 1500

Prova terá 838 quilômetros pelas trilhas do Rio Grande do Norte.

Imirante Esporte, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h19
A 20ª edição do Rally RN 1500 começa nesta quinta-feira (12).
A 20ª edição do Rally RN 1500 começa nesta quinta-feira (12). (Fotop)

SÃO MIGUEL DO GOSTO - Para o primeiro desafio do ano, a 20ª edição do Rally RN 1500, a equipe Cadasso Racing tem a dupla possibilidade de trazer bons resultados para o Maranhão. Além da experiente dupla Fábio Cadasso e João Afro, que competem na categoria carros Production T2, o piloto Ruan Lima e o navegador Rafael Shimuk, vão brigar pelo pódio na UTV Pro. A competição que abre o Brasileiro de Rally Cross Country tem a largada oficial nesta quinta-feira (12), em São Miguel do Gosto (RN).

"A ideia de ampliar a equipe surgiu no ano passado, enquanto competíamos no Rally dos Sertões. Durante as etapas, fortalecemos a parceria com Ruan e Rafael, que são muito bem vindos Juntos somos mais fortes. O carro que vou competir ao lado do João, uma Pajero TR4, é o mesmo que correu a etapa passada dos Sertões. Mas tem modificações na suspensão, amortecedores e pneus próprios para as trilha desse rally que é um importante teste para os Sertões", destaca o piloto Fábio Cadasso.

Prova tradicional do off-road brasileiro, o 'RN 1500' apresenta todos os ingredientes para um rally cross country de alto nível. A variedade de terrenos inclui trechos de muita areia, sertão, pedra, riacho seco, dunas e serras, com uma navegação desafiadora.

"No rally Cross Country vence quem fizer o menor tempo no somatório de todos as especiais. Diferente do Rally de Regularidade, como os Sertões, no qual vence aquele que andou mais próximo do tempo ideal definido pelo livro de bordo". avalia João Afro que ao lado de Fábio Cadasso colecionam pódios para o Maranhão nos Rally dos Sertões. A dupla já conquistou o vice-campeonato na categoria na TR2/ TR4 (2016). E para começar bem 2018, João Afro ganhou o Troféu Mirante Esporte de melhor atleta maranhense no automobilismo.

Na categoria UTV, a expectativa também é grande porque o 'RN 1500' marca a segunda prova profissional do piloto Ruan Lima. "Essa é a segunda maior prova de rally do Brasil, só perdendo para o tradicional Sertões. Da parceria com Fábio e João estamos trocando experiência e analisando todo o percurso da prova para acelerar forte pelo nosso Estado", disse o piloto. Ele forma dupla com Rafael Shimuk, navegador que já foi bicampeão da categoria UTV Turbo, no Rally dos Sertões, ao lado de outro piloto maranhense, o Vinicius Mota.

Rally RN 1500

Serão 836 km de prova, com 568 de especiais (trechos cronometrados), passando por todo o Rio Grande do Norte, com base nas cidades de São Miguel do Gostoso, Assu, Currais Novos e Bom Jesus. Para fechar o rali, no dia 15 acontecerá a quarta etapa, de Currais Novos até Bom Jesus, com 198 km e 120 km de especial.

Quatro categorias estão na disputa: carros (T1, T2, SPD e Pró Brasil), motos, quadriciclos e UTVs. O 'Rally RN 1500' tem a supervisão da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) e Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.