Conselho Regional

TAC proposto pelo MP-MA estabelece fiscalização de farmácias

Estabelecimentos devem ser registrados junto ao Conselho Regional e possuir farmacêuticos bioquímicos igualmente cadastrados no órgão.

Imirante.com, com informações do MP-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h19
O TAC prevê que o CRF-MA e as Vigilâncias Sanitárias de Cantanhede e Matões do Norte fiscalizem o registro das farmácias e dos profissionais.
O TAC prevê que o CRF-MA e as Vigilâncias Sanitárias de Cantanhede e Matões do Norte fiscalizem o registro das farmácias e dos profissionais. (Divulgação)

CANTANHEDE - A Promotoria de Justiça da Comarca de Cantanhede firmou, em 26 de fevereiro, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Conselho Regional de Farmácia (CRF-MA), as Vigilâncias Sanitárias Municipais de Cantanhede e Matões do Norte (termo judiciário) e farmácias dos dois municípios, tratando da regularização, em 120 dias, dos estabelecimentos junto ao conselho.

Leia também:

Corte ilegal de palmeiras de babaçu motiva outra ação do MP-MA

MP-MA aciona município para garantir climatização adequada de unidades escolares

Proposto pelo promotor de justiça Tiago Carvalho Rohhr, o documento reforça, ainda, a obrigatoriedade de manutenção nas farmácias profissionais registrados junto ao CRF-MA, com carga horária de oito horas, principalmente no horário comercial.

Signatários

Além do representante do Ministério Público do Maranhão, assinaram o TAC - que tem validade de três anos -, o presidente do CRF-MA, Amílson Álvares; o coordenador da Vigilância Sanitária de Cantanhede, Cézar Martins, e o coordenador da Vigilância Sanitária de Matões do Norte, Madson Silva.

Também foram signatários do Termo de Ajustamento os representantes da Farmácia do Hospital Geral de Matões do Norte e dos estabelecimentos Laura Farma, Farmácia de Genéricos Popular de Cantanhede, Farmarêgo, Eliabe Farma, Drogaria Cantanhede e Samfarma.

Claúsulas

O TAC prevê que o CRF-MA e as Vigilâncias Sanitárias de Cantanhede e Matões do Norte fiscalizem o registro das farmácias e dos profissionais responsáveis junto ao conselho. Os órgãos também devem supervisionar o registro dos profissionais, assim como a manutenção destes nas farmácias.

Outra determinação que sejam registrados no CRF-MA somente as farmácias com farmacêuticos bioquímicos devidamente cadastrados no órgão.

As cláusulas estabelecem, ainda, que casos de farmácias atuando sem registro e sem farmacêuticos bioquímicos não cadastrados junto ao CRF-MA devem ser informados ao Conselho.

Também preveem que o Conselho Regional de Farmácia encaminhe às Vigilâncias Sanitárias de Cantanhede e Matões do Norte a lista dos estabelecimentos sem registro do estabelecimento junto ao conselho e/ou sem farmacêuticos bioquímicos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.