Operação "Criptônimo"

Polícia Federal realiza operação contra falsificação de documentos e estelionato previdenciário

Segundo a Polícia Federal, foi cumprido mandado de busca e apreensão na residência de um casal envolvido na falsificação de documentos e benefícios previdenciários fraudulentos.

Imirante.com, com informações da Polícia Federal

Atualizada em 26/03/2022 às 18h25
Agentes das polícias federal e civil.
Agentes das polícias federal e civil. ( Foto: Divulgação / Polícia Federal)

TIMON - Na manhã dessa sexta-feira (4) foi realizada uma operação com o objetivo de reprimir crimes de falsificação de documentos e estelionato previdenciário. A operação “Criptônimo” foi deflagrada pela Polícia Federal em ação conjunta com o Grupo de Pronto Emprego – GPE da 18ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Timon.

Leia também:

Operação da Polícia Federal contra abuso sexual infantil cumpre mandados de busca e apreensão em São Luís e Raposa

Polícia Federal e Funai deflagram operação contra crimes ambientais em terras indígenas do Maranhão

Polícia Federal faz operação de repressão ao tráfico interestadual de drogas por via postal em São Luís

Segundo a Polícia Federal, na ocasião foi cumprido mandado de busca e apreensão na residência de um casal envolvido na falsificação de documentos e benefícios previdenciários fraudulentos com origem no Estado do Maranhão.

Considerando a possibilidade de identificação de armas e drogas no local, a polícia utilizou na operação o cão K9 Radar, tendo sido importante fator de identificação de objetos ilícitos durante as buscas.

Ainda de acordo com a polícia, além dos documentos falsificados, cartão de conta de benefício previdenciário fraudulento e comprovantes de saques em nomes falsos dos investigados, foi encontrada uma arma do tipo espingarda e munições no local. Esse achado gerou a lavratura de Auto de Prisão em Flagrante dos envolvidos, pelo artigo 12 da Lei nº 10.826/2003.

Operação “Criptônimo”

O nome da operação “Criptônimo”, que tem como significado “denominação genérica do que dissimula ou oculta um nome real”, fundamentou-se na identificação da utilização de nomes falsos pelos envolvidos, por meio dos quais sacavam mensalmente benefícios previdenciários fraudulentos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.