Governo Itinerante

Ações do Governo Itinerante chegam a Sucupira do Norte nesta terça-feira

Divulgação/Secom

Atualizada em 27/03/2022 às 12h07

SUCUPIRA DO NORTE - O município da região Leste Maranhense foi o segundo destino da governadora Roseana Sarney e comitiva do Governo Itinerante, nesta terça-feira (4), após ações em Mirador. Na cidade, a população teve acesso ao atendimento na carreta do Viva Mulher, orientações sobre os direitos dos cidadãos, mutirão de serviços de saúde, entrega de DAPs a agricultores familiares e a retirada gratuita de documentos na unidade móvel do Viva Cidadão. As ações do Itinerante continuam, nesta quarta-feira (5), em Fortuna e Jatobá.

A governadora Roseana destacou a parceria com a prefeitura para realização de diversas ações, a exemplo do hospital que está sendo construído. “Estamos fazendo o Itinerante, discutindo as ações do governo perante a população. A prioridade, pelo que eu vi, é a estrada até Pastos Bons, e nós já vamos fazer o projeto para iniciar essa obra, o hospital também está ficando pronto. Essa parceria só traz benefícios para o município”, declarou.

Roseana Sarney ressaltou, ainda, que as ações do Itinerante são pensadas para beneficiar o povo. “Aqui, em Sucupira, instalamos na escola Adonias Lucas de Lacerda uma sala de videoconferência para apresentar cursos de capacitação. Isso vai permitir aos cidadãos ir em busca de melhores empregos”, contou Roseana Sarney.

O prefeito Marcony dos Santos afirmou que as ações do Itinerante trouxeram cidadania para a população. “Hoje a principal necessidade de Sucupira do Norte é a estrada até Pastos Bons, obra que foi confirmada pela governadora Roseana e pelo secretário Luís Fernando, e vai beneficiar não só os dois municípios como também a nossa região”, pontuou o prefeito.

Participaram da comitiva da governadora, os secretários de Estado de Infraestutura, Luís Fernando Silva; de Programas Especiais, Clodomir Paz; de Assuntos Políticos e de Cidades e Desenvolvimento Urbano, Hildo Rocha; de Gestão e Previdência, Fábio Gondim; de Articulação Institucional, Rodrigo Comerciário; do Gabinete Militar, coronel José Ribamar Vieira; o subsecretário da Saúde, José Márcio Leite; além de adjuntos. Também acompanharam os deputados estaduais Arnaldo Melo e Max Barros, prefeitos e ex-prefeitos da região.

Ações de saúde

No Centro de Saúde Augusto de Sousa Milhomem diversas ações de saúde foram oferecidas à população como consultas médicas, nas especialidades de clínica geral, pediatria, dermatologia e oftalmologia. Além de vacinação para atualização das cadernetas de crianças, adultos, gestantes e idosos; exames de prevenção do câncer ginecológico em mulheres em idade fértil; controle de hipertensão e diabetes (com teste de glicemia, colesterol rápido, aferição de pressão arterial) e exames de análises clínicas.

A coordenadora pedagógica, Isabel Soares, procurou atendimento dermatológico e pediátrico. "Achei importante a vinda desses serviços. Devido a cidade ser pequena e com poucos habitantes, seria interessante que sempre tivesse esse tipo de atendimento", contou.

A trabalhadora rural Marinilda Moura da Silva foi em busca de atendimento para ela e o filho. “Achei ótimo a vinda desse mutirão, pois a gente tava precisando desse atendimento, que não tem aqui no município. Teria que viajar se quisesse levar meu filho em uma consulta”, disse.

Unidades móveis e DAPs

Na praça de Sucupira do Norte foram instalados o caminhão do Viva Cidadão e a unidade móvel do Viva Mulher. Carteiras de Identidade e de trabalho, CPF, título de eleitor e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) foram alguns dos documentos que podiam ser retirados, gratuitamente.

A dona de casa, Laudenir Alves Macedo, aproveitou a oportunidade para retirar a documentação de três dos seus quatro filhos. “Gostei demais desse serviço, o meu filho mais velho já conseguiu tirar a carteira de trabalho e espero tirar ainda hoje a documentação dos outros três.”

Laurinete Ribeiro, professora, tirou a carteira do SUS durante o mutirão. “Achei de grande valia para o nosso meio a vinda desses serviços, a região é carente e necessita de atendimento”, afirmou.

Na carreta do Viva Mulher foram realizados atendimentos jurídicos e psicossocial, além de exames preventivos, aferição de pressão e glicemia. A assessora jurídica da Secretaria de Estado da Mulher (Semu), Ximena Viana, destacou as ações realizadas na unidade. “A carreta visita os municípios levando orientações, em especial para as mulheres. Informamos sobre os tipos de violência, orientamos sobre seus direitos e deveres e as redes de proteção disponíveis no estado. Também tem as palestras como a sobre a Lei Maria da Penha, que representa um marco nos direitos de todas as cidadãs, e as oficinas”, citou.

Na cidade foram entregues 300 Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAPs) a agricultores familiares. O DAP dá direito ao ingresso em todos os programas sociais, inclusive ao crédito rural, garantindo um aumento de produção e consequentemente de renda para as famílias integrantes.

As informações são da Secom do governo do Estado.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.