Alerta!

Durante as fortes chuvas é preciso ter cuidado com a energia elétrica

Durante a incidência de raios, a Cemar recomenda ficar sempre longe de árvores e postes de energia.

Divulgação/Cemar

Atualizada em 27/03/2022 às 11h14
Durante o período de chuva, também cresce o número de acidentes de trânsito com quebra de postes, devido as pistas molhadas e por dirigir em alta velocidade.
Durante o período de chuva, também cresce o número de acidentes de trânsito com quebra de postes, devido as pistas molhadas e por dirigir em alta velocidade. (Foto: De Jesus/O Estado)

SÃO LUÍS - As fortes chuvas, que se intensificaram no estado do Maranhão no começo desse ano, fazem acender o sinal amarelo no que diz respeito à segurança com energia elétrica. Esse período do ano é caracterizado pelas ventanias e a grande incidência de raios e trovões, além dos acidentes de trânsito provocados pelas pistas molhadas, e também as quedas de árvores e outros objetos que aumentam o risco de acidentes com a rede elétrica.

Leia também:

Chuvas de janeiro e fevereiro devem ser acima da média

Chuva causa transtornos e cidade fica sem sinal de telefonia móvel

Cratera no Residencial Ribeira: famílias serão remanejadas

Chácara Itapiracó padece, mais uma vez, com período chuvoso

Nesse período chuvoso, a Companhia Energética do Maranhão (Cemar) elencou algumas medidas de segurança para evitar acidentes com choques elétricos, curtos-circuitos e quebra de postes. Esses acidentes na maioria das vezes são fatais.

Durante a incidência de raios, a Cemar recomenda ficar sempre longe de árvores e postes de energia. Os veículos são abrigos adequados, já que os pneus de borracha proporcionam um bom nível de isolamento em caso de raios que atinjam o solo. Outra dica importante é evitar contato com cercas elétricas, ou de arame e varais metálicos.

Segundo o Executivo de Segurança da Cemar, Francisco Ferreira, a maioria dos acidentes relacionados com eletricidade durante os fortes temporais, acontecem pelo fato das pessoas desconhecerem os riscos que a eletricidade representa, como, por exemplo, usar o celular enquanto está carregando. “Durante as chuvas deve-se evitar a manutenção em telhados devido ao risco de ser atingido por raios. Também não se deve fazer manutenção em equipamentos elétricos ligados à tomada devido ao risco de choque elétrico. Nunca faça uso do celular enquanto o carregador estiver ligado à tomada, pois aumenta o risco de choque elétrico. Todos os equipamentos que não estiverem sendo usados devem permanecer desligados da tomada para evitar danos elétricos, inclusive os cabos de TV à Cabo. Nunca faça nenhum reparo elétrico com o corpo molhado, pois facilita a ocorrência de choque elétrico. Mantenha suas instalações elétricas sempre revisadas e dentro dos padrões técnicos”, pontua Francisco.

Durante o período de chuva, também cresce o número de acidentes de trânsito com quebra de postes, devido as pistas molhadas e por dirigir em alta velocidade. Esses acidentes afetam tanto os condutores de veículos como os seus familiares, além de prejudicar toda a população, já que os acidentes podem interromper o fornecimento de energia elétrica para aquela região. A Cemar aconselha as pessoas a não se aproximarem de fios e cabos partidos ou caídos, e que não toquem em pessoas ou objetos que estejam em contato coma rede elétrica. O ideal é isolar o local e ligar imediatamente para Central de atendimento da Cemar pelo número 116, e para o Corpo de Bombeiros no 192.

Preserve sua vida e de seus familiares, os cuidados com eletricidade devem ser redobrados no período chuvoso, seja em casa na rua. Chuva e energia elétrica não combinam!

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.