Evento

Acontece em São Luís o 1º encontro de tabeliães de protesto do Estado do Maranhão

Objetivo é fomentar discussões relativas a evoluções e procedimentos do protesto de títulos e outros documentos de dívida.

Imirante.com, com informações da Assessoria

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h21
Evento acontece no próximo dia 17 de novembro.
Evento acontece no próximo dia 17 de novembro. ( Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Com o objetivo de fomentar discussões relativas a evoluções e procedimentos do protesto de títulos e outros documentos de dívida, a fim de contribuir para a melhoria continuada dessa eficiente ferramenta de recuperação de crédito e, também, aproximar a população do serviço do protesto é que acontece, no próximo dia 17 de novembro, o I Encontro de Tabeliães de Protesto do Estado do Maranhão.

O evento, que vai acontecer no Hotel Luzeiros, localizado na rua João Pereira Damasceno, número 2, no bairro da Ponta do Farol, em São Luís, é uma realização do Instituto de Estudo de Protesto de Títulos do Brasil - Seção Maranhão (IEPTB-MA), em parceria com a Associação dos Titulares de Cartórios do Maranhão (ATC-MA) e Associação dos Notários e Registradores do Maranhão (ANOREG-MA).

O I Encontro de Tabeliães de Protesto do Estado do Maranhão vai oferecer para os participantes uma programação de alta qualidade, proporcionando um ambiente propício para o debate e a criação de conhecimento, tanto em nível individual, quanto em grupo.

Com duração de 10 horas/aula, o encontro terá a participação de profissionais renomados como o Dr. Zenildo Bodnar, Doutor em Direito e em Ciências Humanas e Tabelião de Protesto em Curitiba; Paulo Uilan, Diretor da P21 Sistemas, que atuou na implantação da Central de Remessa de Arquivos (CRA) em 20 Estados e que trabalha com sistemas para cartórios de protesto desde 1990; Dr. Rafael Frank Cintra Store, Superintendente do IEPTB Seção Amazonas; Dr. Luiz Paulo Souto Caldo, Doutor em Ciências da Informação e Gestão pela PUC/SP; Duarte Júnior, Presidente do Procon Maranhão e do VIVA; Dr. Celso Belmiro, Presidente do IEPTB Seção Rio de Janeiro e do Colégio Notarial – Seção Rio de Janeiro e do Dr. Carlos Londe, Mestre em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos (FDMC) e Tabelião de Protesto na Comarca de Itamarandiba/MG.

Para participar do encontro basta acessar o site e clicar no botão inscreva-se. Mais informações pelos telefones: (98) 3304-8117 / (98) 9 9218-2518 / (98) 9 9609-4818.

Quem participar do I Encontro de Tabeliães de Protesto do Estado do Maranhão, além de adquirir novos conhecimentos na área de protesto de títulos e outros documentos de dívida, fará uma boa ação. Todo o dinheiro arrecadado com as inscrições será destinado ao “Natal Solidário”, realizado pelo Convento das Mercês, para as crianças carentes da comunidade do Desterro, Centro Histórico de São Luís.

Sobre Cartório de Protestos:

Existe uma estimativa de que uma pessoa física vai precisar dos serviços de um cartório pelo menos dez vezes em sua vida. Seja para registrar um nascimento ou morte, autenticar um documento, abrir uma firma, comprar um imóvel ou até mesmo para casar.

Dentro da enorme oferta de serviços oferecidos pelos cartórios, temos o de protesto de títulos e outros documentos de dívida. O cartório de protestos serve para protocolar os documentos de dívidas para cumprimento da obrigação, intimar os devedores, receber o pagamento, lavrar o protesto em caso de não quitação e expedir certidões.

O Estado do Maranhão possui atribuição de protesto em todos os seus 217 municípios. Em São Luís temos 02 Cartórios de Protesto que ficam localizados no Centro de São Luís e no Shopping do Automóvel no Calhau.
Error settinglayeicense key

Sobre o IEPTB:

Os Cartórios de Protesto, representados pelo Instituto de Estudo de Protesto de Títulos do Brasil, se apresenta como a mais eficiente ferramenta de recuperação de créditos do Brasil. No Maranhão, de todos os títulos apresentados através da sua Central de Remessa de Arquivos do Maranhão (CRA-MA) – 57% das dívidas apresentadas a protesto foram recuperadas em até três dias úteis, antes do protesto.

O IEPTB-MA tem como objetivo oferecer mecanismos de proteção ao mercado para combater os elevados índices de inadimplência existentes, colocando à disposição das empresas, entidades públicas e pessoas físicas, os serviços dos Cartórios de Protesto do Estado do Maranhão de forma clara, simples e eficaz.

Em termos percentuais, o Protesto Extrajudicial recupera títulos e outros documentos de dívida ativa em cerca de 80% em até 05 anos, tempo em que o judiciário recupera apenas 13,19% dos créditos.

Só o Maranhão possui 220 cartórios, entre capital e interior, que trabalham com protesto. Qualquer pessoa física ou jurídica, detentora de um crédito não pago, ou título não aceito ou devolvido, como também, crédito não pago consubstanciado ou um documento de dívida pode dispor dos serviços de protesto.


Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.