São Luís

Veja o que abre e fecha neste feriado de Corpus Christi

Feriado será de trabalho e muitas oportunidades de compras para os consumidores.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h32
(Foto: De Jesus/ O Estado)

SÃO LUÍS - Por causa do feriado de Corpus Christi, nesta quinta-feira (26), a rotina do comércio ao público será alterada. Enquanto as repartições públicas não funcionarão, o comércio abrirá as portas em horário especial, tanto nos shopping centers, quanto no comércio varejista.

O comércio lojista funcionará das 8 às 14 horas para os estabelecimentos de rua e das 14 às 20 horas para as lojas de Shopping Centers, com pagamento de 100% sobre o valor da hora normal e mais gratificação de R$ 40. Conforme acordo firmado por meio da Convenção Coletiva de Trabalho, os demais segmentos do comércio não classificados como lojistas, como varejistas de materiais elétricos ou eletrodomésticos, não poderão funcionar nessa data.

Os supermercados, de acordo com a convenção coletiva assinada pelo Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de São Luís (Sincovaga) e o Sindicato dos Empregados no Comércio de São Luís, funcionarão normalmente.

Entre as instituições que não abrirão amanhã, estão: agências dos Correios, bancos e casas lotéricas. A população pode utilizar os canais alternativos de atendimento bancário, como os caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking e banco por telefone.


Na sexta-feira (27), haverá expediente normal. As contas de consumo (água, energia elétrica, telefone etc.) e carnês vencidos no dia 26 poderão ser pagos na sexta, sem acréscimo.

Delegacias e hospitais funcionarão em regime de plantão.

Shoppings

Diferentemente de outros feriados nacionais, em que lojas e quiosques costumam não funcionar, amanhã os consumidores poderão contar com todos os serviços oferecidos por esses centros comerciais. Os consumidores poderão fazer suas compras em horário especial de funcionamento dos estabelecimentos, enquanto as praças de alimentação, cinemas e parques de entretenimento terão horário normal.

No Shopping da Ilha: lojas e quiosques funcionam das 14 às 20h e alimentação e lazer das 12 às 22h. Já o cinema, UCI Kinoplex, tem programação especial das 11h à 0h. Espaço Família - nesse espaço o cliente conta com facilidades exclusivas, como brinquedoteca, sala de amamentação, lounge de espera, empréstimo de carrinhos de bebê e materiais de higiene infantil. Tudo com todo o conforto e carinho que seu bebê merece, sem custo algum. Outra novidade para os clientes do Shopping da Ilha é o horário diferenciado da Praça de Alimentação aos sábados. Agora o funcionamento ocorre até às 23h.

No São Luís Shopping: lojas e quiosques seguem o expediente das 14h às 20h. Atrações recreativas e a praça de alimentação terão funcionamento das 12h às 22h, e o cinema funcionará em horário normal, das 13h às 22h.

Tropical Shopping: estará com as suas lojas e os restaurantes fechados.

Pátio Norte Shopping: lojas e quiosques funcionam das 14 às 20h e alimentação e lazer das 12 às 22h. O Mateus Supermercados funcionará das 10h às 22h e a Lojas Americanas, das 12h às 20h. Já o cinema funcionará das 13h às 22h.

No Shopping Rio Anil: lojas e quiosques também funcionarão das 14h às 20h. A praça de alimentação funciona das 12h às 22h, assim como o parque de diversão infantil. A academia estará aberta das 9h às 15h; o Mateus Supermercados funcionará das 10h às 22h e a Lojas Americanas, das 12h às 20h. O cinema do shopping Rio Anil seguirá a programação nacional.

Jaracati Shopping: lojas, quiosques e praça da alimentação facultativo. Mateus Supermercados funcionará normalmente, e a Le biscuit abrirá das 10h às 18h.

Prefeitura de São Luís

A Prefeitura de São Luís decretou ponto facultativo nos órgãos da administração direta, indireta, autárquica e funcional do poder executivo municipal nesta sexta-feira (27), após o feriado de Corpus Christ (26). O expediente voltará ao normal nos órgãos municipais na segunda-feira (30).

Durante feriados municipais e ponto facultativo, os serviços públicos, considerados essenciais, devem garantir o atendimento por meio de escalas de serviço ou plantão. Dessa forma, ficam preservados os serviços essenciais relativos às áreas de urgência (saúde, limpeza pública, Guarda Municipal, fiscalização de trânsito e terminais de integração de passageiros).

Governo do Maranhão

O governo do Maranhão também decretou que não haverá expediente na sexta-feira (27) nos órgãos estaduais. O calendário de feriados e pontos facultativos é estabelecido por meio do Decreto de nº 31.473, de 18 de janeiro de 2016. Os feriados declarados em leis municipais serão observados pela administração do Estado, em suas respectivas localidades de funcionamento, conforme instituído no artigo 3º deste decreto.

TJMA decreta ponto facultativo

O Tribunal de Justiça do Maranhão decretou ponto facultativo em todos os órgãos do Poder Judiciário no dia 27 de maio (sexta-feira), data que sucede o feriado do Dia de Corpus Christi (26). A decretação do ponto facultativo levou em consideração a economia de gastos no âmbito da Justiça estadual. O Tribunal de Justiça manterá o plantão judicial de 2º grau, garantindo o atendimento às demandas judiciais urgentes nas esferas cível e criminal. O desembargador Antonio Guerreiro Júnior responderá pelo plantão.

Serão recebidos no plantão pedidos de habeas corpus, mandados de segurança, medidas cautelares (por motivo de grave risco à vida e à saúde das pessoas), decretação de prisão provisória, entre outros. Os servidores plantonistas de 2º grau são Aluísio Alves Júnior e Priscila Caroline Guzman, que atenderão pelo telefone (98) 8815-8344.

Atendimento da Cemar

Os clientes que precisarem de atendimento durante o feriado podem buscar as seguintes opções:

Central de Atendimento 116, que funcionará normalmente (24 horas) durante o feriado;

Chat de atendimento pelo site www.cemar116.com.br;

As agências presenciais de atendimento não funcionarão nesta quinta-feira (26), mas retomam suas atividades normalmente na sexta-feira (27).

ECOCEMAR

Aproveite o feriado para fazer coleta e guarde todo tipo de material que usar para gerar desconto na fatura de energia pelo ECOCEMAR. Os postos de coleta seguem o mesmo ritmo das agências: não funcionarão dia 26 (quinta-feira) e retornam dia 27 (sexta-feira). Para saber mais sobre os locais de coleta e horários, acesse www.cemar116.com.br

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.