Celebração

Corpus Christi tem origem no século XIII

Data reconstitui memória da última ceia de Jesus Cristo e seus apóstolos.

Evandro Júnior / Na Mira

Corpus Christi é comemorado nesta quinta-feira
Corpus Christi é comemorado nesta quinta-feira (Foto: Divulgação)

Uma das celebrações mais importantes para o calendário católico em todo o mundo, Corpus Christi é comemorado nesta quinta-feira (8) marcado por rituais religiosos e manifestações de fé com tradições seculares, como a confecção de tapetes em ruas e avenidas.

A celebração de Corpus Christi tem sua origem registrada a partir do século XIII, quando, em 1264, o Papa Urbano IV instituiu oficialmente a cerimônia após ter acesso aos segredos, recebidos em sonho, pela freira belga Juliana de Cornillon, cujas visões a instruíam ao estabelecimento de uma festa em honra ao Santíssimo Sacramento. 

A data reconstitui a memória da última ceia de Jesus Cristo e seus apóstolos. A expressão é de origem latina e significa "Corpo de Cristo". 

A festa é uma oportunidade para os fiéis católicos celebrarem a presença real de Jesus Cristo na Eucaristia, quando, segundo a tradição, o pão e o vinho são transformados no corpo e sangue de Cristo, durante a missa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.