Encontro de Advogadas

Advogadas debatem sobre os desafios da profissão

Encontro será realizado nesta sexta-feira (21).
Imirante.com21/08/2015 às 11h32

SÃO LUÍS - Conciliar carreira e filhos, encarar a árdua jornada de trabalho, enfrentar assédios, conviver com a indefinição do piso salarial e ausência de benefícios que realmente contemplem as necessidades da advogada. Esses são alguns dos desafios enfrentados por essas profissionais maranhenses e que serão debatidos no Encontro de Advogadas que ocorre nesta sexta-feira (21), às 12h, em um restaurante no Olho D´Água.

O encontro é organizado pelo grupo Renovar para Todos, uma via alternativa para as próximas eleições da seccional maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

O Renovar é um grupo composto em sua maioria por advogados atuantes, liderados por Thiago Morais Diaz. Juristas de renome e advogados experientes também têm aderido ao grupo, que defende propostas diferenciadas voltadas para advogados militantes em todas as áreas do Direito e regiões do Maranhão.

Em especial para as advogadas, estão sendo discutidas a necessidade de criação de políticas voltadas às mães-Advogadas, como a criação da Creche OAB-MA; ampliação do auxílio maternidade e efetivo empenho junto ao TJ-MA para instalação de vagas prioritárias para gestantes nos principais Fóruns do Estado.

“Esse encontro é importantíssimo, porque a gente precisa aprofundar com as mulheres as dificuldades específicas do universo feminino na advocacia. Como exemplo nós temos recebido muitas reclamações a respeito da questão do assedio, as gestantes não têm o número de vagas suficientes para estacionar, não existe uma creche para as mães que têm filhos pequenos. É preciso pensar nisso, ter um carinho maior com a mãe advogada. Ter uma ampliação, por exemplo, do auxilio maternidade que é dado às advogadas”, explicou o líder do grupo, Thiago Diaz.
A advogada Cristiane Ribeiro, grávida de sete meses, destacou que “diariamente tenho que me deslocar para o Fórum e sofro com a dificuldade para encontrar uma vaga para estacionar e com as escadas de acesso do estacionamento para a porta de entrada do Fórum. Me identifico com as propostas do grupo Renovar para Todos pela preocupação com a classe feminina da OAB-MA, que esta abandonada pela atual gestão”.

“É preciso priorizar o debate sobre as dificuldades enfrentadas pelas advogadas por todo o Estado, sendo indispensável a adoção de medidas que facilitem o dia a dia destas e que garantam o exercício da profissão de maneira digna e valorizada, assegurando melhorias a sua atuação profissional e combatendo qualquer tipo de preconceito”, enfatizou Thiago Diaz.

Outra proposta do grupo Renovar para a OAB-MA, é que a instituição se empenhe para obter junto ao TJ-MA a instalação de fraldários nos fóruns do Estado, pois segundo relatou a Drª. Rosana Galvão, "já houve denúncia de advogada que foi obrigada a trocar sua filha na mesa da juíza, pois teve que levar a bebê na viagem por estar amamentando".

Das dificuldades das gestantes para o assédio na profissão, o que segundo o líder do grupo Renovar precisa ser combatido com urgência e rigor. É o caso da advogada Ana Karolina (que não quis identificar sobrenome). “É absurdo que em pleno século XXI as advogadas maranhenses ainda tenham que conviver com assédio no exercício profissional". "Infelizmente são comuns as cantadas e propostas indecorosas”, afirmou.

Além das propostas acima, o grupo Renovar para todos se destaca por defender a criação de um portal de transparência para a entidade; a profissionalização da comissão de defesa das prerrogativas dos profissionais; a criação de escritórios digitais e de uma biblioteca virtual; a implantação de um disk assédio, a reaproximação da instituição da rotina dos advogados; dentre outras.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.