Pesquisa

Fapema prorroga inscrições para edital da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

As inscrições foram prorrogadas até o dia 10 de agosto.

Divulgação/Secom

Atualizada em 27/03/2022 às 11h41

SÃO LUÍS - Pesquisadores interessados em realizar atividades durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Maranhão ganharam mais um prazo para submeter suas propostas ao edital Programa de Apoio à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). As inscrições foram prorrogadas até o dia 10 de agosto.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia chega este ano à 10ª edição e ocorrerá em todo o país no período de 19 a 25 de outubro. Coordenada pelo MCTI, no Maranhão, a SNCT é realizada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), com apoio da Fapema.

Este ano a SNCT tem como tema “Luz, Ciência e Vida”. A motivação para a escolha baseia-se na decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que proclamou 2015 como o Ano Internacional da Luz, com o objetivo de celebrá-la como matéria da ciência e do desenvolvimento.

Por meio do edital, a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) está investindo R$ 500 mil no apoio parcial ou integral, a execução de projetos, na organização de feiras, mostras científicas e realização de ações científicas ou tecnológicas que tenham como foco o tema da SNCT deste ano “Luz, Ciência e Vida”, definido pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

As atividades deverão acontecer na segunda quinzena de outubro de 2015, como parte da semana. Os projetos de organização e execução dos eventos científicos terão duração máxima de três meses. Podem ser coordenados por pesquisadores vinculados às instituições de ensino, públicas ou privadas, sediadas no Estado e por proponentes vinculados às escolas públicas ou privadas da rede de ensino do Maranhão.

Eventos municipais, envolvendo várias instituições de ensino superior, escolas estaduais e municipais, prefeituras e outras entidades também poderão concorrer ao edital.

O objetivo é disseminar o conhecimento científico e popularizar a ciência por meio da linha de ação “Popularização da Ciência”, e no âmbito do programa “Mais Divulgação”. As propostas deverão ser apresentadas eletronicamente a partir do preenchimento completo de formulário eletrônico de solicitação, disponibilizado no Portal da Fapema.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.