SÃO LUÍS - Após Recomendação do Ministério Público do Maranhão, os atendimentos de ortopedia na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Araçagi, em São Luís, serão restabelecidos nesta sexta-feira, 1º de março, às 7 da manhã. O serviço estava suspenso há três meses e, desde então, a 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde vem tentando garantir o retorno.
A medida foi informada, na manhã desta quinta-feira, 28, pela secretária-adjunta de Assuntos Jurídicos da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Lídia Cunha Shramm, à promotora de justiça Maria da Glória Mafra Silva e é uma resposta à Recomendação emitida, em 26 de fevereiro, à Secretaria e à Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh).
No documento, o MP-MA ressalta que todo o atendimento de urgência e emergência de menor complexidade em ortopedia não estavam sendo realizados em nenhuma UPA existente na capital, bem como em nenhum outro serviço de saúde de gestão estadual.
Glória Mafra explica que a UPA Araçagi fará atendimentos de baixa e média complexidade, conforme suas atribuições e competências, estabelecidas pelo Ministério da Saúde. “Os casos de politraumatismo e de alta complexidade devem ser encaminhados ao Socorrão 2. A UPA permanece com atendimentos ortopédicos de menor complexidade”.
Na avaliação da titular da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde de São Luís, a suspensão do atendimento de ortopedia na UPA Araçagi gerou uma sobrecarga no Socorrão 2 e prejudicava tanto os pacientes mais graves quanto os de menor complexidade.
Saiba Mais
- Pacientes reclamam de demora no atendimento da UPA; homem chegou a desmaiar na fila
- Obra na porta da UPA do Araçagi bloqueia acesso à unidade e causa reclamações de pacientes
- Demissão em massa na saúde: agora é a vez da UPA da Cidade Operária
- Presidente da Amess: "SES fechou único serviço de Ortopedia e Traumatologia de pronto-atendimento de SL"
- Pacientes reclamam de demora no atendimento na UPA do Araçagi
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.