Operação Bota Fora

São Luís: começa campanha de coleta de bagulhos volumosos em combate à dengue

A campanha faz parte da Operação "Bota Fora" da Semus.

Divulgação/ Prefeitura de São Luís

Atualizada em 27/03/2022 às 11h45
(Foto: Daniel Moraes / Imirante.com)

SÃO LUÍS – Teve início, nesta quarta-feira (11), mais uma edição da campanha Coleta de Bagulhos Volumosos. A ação realizada pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), tem a finalidade de recolher material sem utilidade, tais como pedaços de madeira e metal, móveis e eletrodomésticos quebrados, colchões velhos, entre outros, visando ao controle e combate a dengue. A campanha faz parte da Operação "Bota Fora" da Semus.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, esse trabalho é fundamental para o controle da dengue em São Luís. "No ano passado, tivemos uma expressiva redução do número de casos da doença, em comparação com 2013", afirmou.

A operação começa no bairro do Tirirical, onde também são vistoriadas as borracharias e avaliadas as condições de armazenamento dos pneus. Na quinta-feira (12), a ação chega ao Residencial Alexandra Tavares e, na sexta-feira (13), as equipes da Semus e Semosp estarão na Vila Cotia. O cronograma da operação engloba as áreas onde há maior infestação do mosquito da dengue.

"A ação também tem o objetivo de minimizar pontos de confinamento de resíduos sólidos de forma irregular", explica a coordenadora de Limpeza da Semosp, Valéria Leão. "Para o sucesso da ação os moradores devem colocar os objetos em suas calçadas antes de os caminhões da Semosp começarem o recolhimento", completa.

Serão alvos da operação, que se estenderá até o dia 28 de abril, 23 bairros da capital seguindo o seguinte cronograma: Tirirical (11); Vila Cascavel(12); Alexandra Tavares e Vila Cotia (13); Pontal da Ilha (17); São Cristóvão (18 e 19); Vila Funil (24); Vila Itamar (25); Recanto Verde (26); Vila Esperança (31); Vila Sarney, Vila Industrial e Primavera (01/04); Jaracati (07/04); São Francisco de Cima (08/04); São Francisco de Baixo (09/04); Ilhinha e Ana Jansen (14/04); Sacavém (15/04); Bom Jesus (16 e 17/04); Vila Conceição/Coroadinho(22/04); Coroadinho (23 e 24/04); Coheb Sacavém(28/04).

Operação Bota Fora

A campanha Coleta de Bagulhos Volumosos integra a operação Bota Fora, de combate à dengue da Prefeitura de São Luís. Por meio do trabalho conjunto da Semus e da Semosp, os moradores estão recebendo orientações para evitar a criação de condições favoráveis ao mosquito transmissor da doença e também a retirada de entulhos que possam servir de criadouros.

Nas visitas domiciliares, os agentes de combate à dengue fazem minuciosa verificação de locais onde há acúmulo de água, realizam tratamento nos focos do mosquito e orientam os moradores a manter limpeza dos reservatórios de água. Os moradores também recebem orientações sobre como evitar o acúmulo de lixo e o descarte correto de objetos inservíveis, que são recolhidos pelos caminhões da Semosp.

Somente este ano, a Operação Bota Fora já atuou em 59 localidades da capital maranhense.

Saiba quem disputa as eleições em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.