SÃO LUÍS - A capital maranhense recebe, de 3 a 6 de novembro, dois eventos na área de ciência e tecnologia: Connepi 2014 (Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação) e a primeira edição do Universo IF, espaço idealizado pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Os dois eventos esperam reunir, juntos, cerca de 6 mil participantes de todo o Brasil, com apresentações de pesquisas, oficinas, exposições, palestras, incentivo da cultura startup, concurso de jogos e promoção de ideias.
Durante o evento serão apresentados projetos acadêmicos nos formatos de comunicação oral, pôsteres, mesas redondas, exposições, minicursos e palestras de importantes pesquisadores do país. Paralelo às atividades principais do Connepi, haverá o Connepi Cultural (espaço para que alunos e servidores da rede federal mostrem seus talentos), o Connepi Sustentável (atividades para conscientização sobre o meio ambiente) e o Connepi Solidário (arrecadação de alimentos para instituições de caridade do Maranhão). O Connepi é promovido pela Secretaria de Educação Tecnológica (Setec/MEC) e, neste ano, será organizado pelo IFMA.
Já o Universo IF se dividirá entre o Planeta Startup, o Planeta Play, e o Planeta Link. O Startup premiará as melhores ideias de negócio na área de tecnologia. Alunos e servidores dos institutos federais de todo o país inscreveram seus projetos no "Desafio de Ideias". A proposta da competição é incentivar a cultura de startup (termo utilizado para falar sobre negócios que estão começando suas atividades) na rede federal.
O Planeta Play será dedicado aos jogos digitais, trazendo o concurso de jogos com premiação de smartphones, tablets e relógios inteligentes para os ganhadores. A participação é aberta ao público em geral. Por fim, o Planeta Link será um espaço aberto para estimular o networking entre todos os presentes em uma arena livre com um mini-palco para debates com temas propostos pelos participantes.
Os eventos ocorrerrão no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana e contarão com nomes consagrados na área de ciência e tecnologia, como os cientistas Wilson Namem, Gerson Santos e Daniel Angelo; o astronauta Marcos Pontes; o professor de português Sérgio Nogueira; o fundador da 1080 Partners, David Gershik; Henrique Foresti, pesquisador na área de robótica e veículos aéreos não tripulados; e João Kepler, da Anjos do Brasil.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.