Ensino superior

Estudantes maranhenses participam de maratona nacional de programação

O time foi classificado por meio de um processo seletivo durante a Jornada de Informática do Maranhão 2020.

Divulgação/UFMA

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h05
Primeira fase da maratona foi feita pela primeira vez on-line no dia 14 de novembro.
Primeira fase da maratona foi feita pela primeira vez on-line no dia 14 de novembro. (Foto: Reprodução)

SÃO LUÍS - A equipe “UFMA Time 1”, composta pelos estudantes Davyson Almeida, Pedro Bernhard e Manu Lemos dos cursos de Ciência da Computação e Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT) da UFMA, respectivamente, foi classificada para a final brasileira da XXV Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação, evento acadêmico e científico em programação competitiva mais importante do país. A etapa nacional ocorrerá entre os dias 11 e 13 de março de 2021 e será realizada on-line.

O time foi classificado por meio de um processo seletivo durante a Jornada de Informática do Maranhão 2020 (eJIM), realizada pelo Departamento de Informática da UFMA, em julho deste ano. Os alunos obtiveram êxito e conquistaram uma vaga na primeira fase da maratona, que foi feita pela primeira vez on-line no dia 14 de novembro.

A maratona consiste em uma prova que deve ser realizada durante cinco horas, com equipes de três competidores que revezavam o mesmo computador. No início da prova, eles recebem uma bateria de problemas que devem ser resolvidos escrevendo programas de computador. Vence a equipe que resolver mais problemas durante o tempo da prova.

Com a nova dinâmica on-line, cada competidor fez a prova da sua casa, podendo se comunicar por audioconferência. De acordo com o treinador da equipe e professor do Departamento de Informática, Carlos Salles, a equipe da UFMA se destacou pela velocidade e precisão em resolver os primeiros problemas. Garantindo uma vaga na etapa nacional, eles poderão representar o Brasil no International Collegiate Programming Contest (ICPC), o mundial de programação competitiva.

O treinador da equipe e professor do Departamento de Informática destacou a preparação para a próxima fase. “De dezembro a fevereiro do próximo ano, os nossos representantes vão receber treinamento em tópicos avançados de programação, como algoritmos com grafos, programação dinâmica, técnicas de backtracking e computação gráfica”, comentou Salles.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.