ATUALIDADES

UFMA e FAPEMA projetam o primeiro satélite maranhense

O nanossatélite, Jussara-K, será o primeiro satélite desenvolvido no estado a entrar em órbita em um voo comercial.

Mirante News FM

Atualizada em 16/08/2025 às 07h32
Cristiano Capovilla e Carlos Brito em entrevista ao Atualidades, com Thiago Bastos e Marcelo Rodrigues.
Cristiano Capovilla e Carlos Brito em entrevista ao Atualidades, com Thiago Bastos e Marcelo Rodrigues. (Mirante News FM)

SÃO LUÍS - O diretor científico da FAPEMA, Cristiano Capovilla, e o professor e coordenador do curso de Engenharia Aeroespacial da UFMA e coordenador geral da Missão Alcântara em Órbita, Carlos Brito, explicaram a importância do projeto, não só na área acadêmica, mas também o impacto positivo que pode gerar na vida dos maranhenses e na natureza.

O projeto representa um marco histórico para o estado e para o CLA, sendo o primeiro lançamento orbital de um satélite diretamente da base de Alcântara.

“Então, é muito importante para diversos tipos de, que nós chamamos de missões, né? Que são colocadas, então, a benefício da sociedade […] e várias tecnologias que são desenvolvidas para satélites, depois elas podem ser aproveitadas no que a gente chama de spin-off para outros tipos de tecnologia”, explicou o professor Carlos Brito.

Veja.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.