Evento

Jornalista do Imirante profere palestra na UFMA

Divulgação

Atualizada em 27/03/2022 às 12h13

SÃO LUÍS - A vida moderna e a tecnologia trouxeram novos hábitos. Hoje em dia as redes sociais, os aplicativos e os dispositivos móveis estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas, alterando atitudes e gerando novos padrões de comportamento da sociedade. No campo da Comunicação não é diferente, a tecnologia está cada vez mais presente, alterando os modos de produção de conteúdos. Em virtude disso, e da necessidade de um debate sobre o assunto, o Laboratório de Convergência de Mídias (Labcom-UFMA) lança um novo projeto: o Techday, que tem a proposta de ser um evento semestral, que a cada edição um tema específico será discutido por meio de diversos olhares e abordagens, com a participação de pessoas da universidade e do mercado de trabalho.

A primeira edição do Techday será realizada dia 17 de janeiro, no Centro de Ciências Sociais da UFMA, com o tema “Tecnologia e o processo de produção Jornalística em Redações e Assessorias”. Na programação, o Techday contará com oficinas, palestras e uma mesa redonda.

A mesa, que será realizada na parte da tarde, terá a participação de vários profissionais do mercado, como Eveline Cunha, chefe de redação do Sistema Mirante de Comunicação e ex-professora do Departamento de Comunicação Social da UFMA, que abordará o tema “Redação Convergente – a integração de meios no processo de produção”. Seguindo outra vertente, Maurício Araya, blogueiro da área tecnológica e redator do Portal Imirante, fala sobre o “Jornalismo na Web e a experiência dos portais Imirante e G1”.

Outra participação da mesa é a do jornalista Robson Júnior, que vai falar sobre o“Rádio, audiência e redes sociais – relato de experiência”. Além dos convidados citados acima, a mesa contará também com a participação de Luiz Bello, com a palestra “Serviços públicos pela TV Digital Interativa”. Cada fala terá duração limitada entre 10 a 20 minutos com o objetivo de privilegiar o debate e o diálogo entre palestrantes e inscritos.

Durante o evento, ainda pela tarde, os coordenadores do Labcom, Prof. José Ribamar Ferreira e Prof. Márcio Carneiro dos Santos, apresentarão os resultados da pesquisa “O perfil do novo profissional de Comunicação“, que apresenta um panorama do impacto da tecnologia na formação dos novos comunicadores. Finaliza a programação do Techday a palestra “Monitoramento de mídia como ferramenta de trabalho nas assessorias de comunicação – plataformas de gerenciamento via web”, com Cláudio Lopes, da CI Comunicação e Informação.

A parte da manhã será dedicada às oficinas. A primeira delas, voltada exclusivamente para professores, será sobre a plataforma A-NEWS - Solução de Gerenciamento de Redações Telejornalísticas, ministrada por Athos Araújo (SNEWS), que terá também uma apresentação aberta ao público em geral pela tarde. A segunda oficina: “Construção de site informativo em 2 horas com CMS WEBS” será ministrada pela jornalista Anissa Ayala Cavalcante. As inscrições da segunda oficina têm vagas limitadas a 12 pessoas, mediante inscrição no Techday, e podem ser feitas pelo email mcszen@gmail.com, as inscrições respeitam a ordem de pedido e tem lista de espera para mais 3 pessoas.

Para fazer a inscrição no primeiro Techday Labcom basta acessar o site http://www.fapema.br/techday, onde também se encontra a programação completa do evento. Os inscritos terão direito a certificado de participação emitido pelo sistema eletrônico da Fapema.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.