Câmara de São Luís

CPI do Transporte Público buscará documentos na SMTT

Relator da comissão, vereador Álvaro Pires, disse, após testemunha de representante da Secretaria, que irá pessoalmente solicitar documentos referentes à licitação do sistema de transporte de São Luís.

Imirante com informações de assessoria

Atualizada em 26/03/2022 às 18h42
CPI ouviu duas das três testemunhas convidadas para a sessão desta terça
CPI ouviu duas das três testemunhas convidadas para a sessão desta terça (Fabrício Cunha/ Câmara de SL)

SÃO LUÍS - A Câmara Municipal de São Luís realizou, nesta terça-feira, 4, a quarta reunião ordinária da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga irregularidades no sistema de transporte público da capital. Três depoimentos estavam agendados, no entanto, somente dois convidados compareceram. A reunião é a primeira de 2022.

Dessa vez, foram ouvidos Manoel Cruz, consultor técnico da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), e José Luís Medeiros Filho, ex-presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET), representando as empresas de transporte público.

Isaías Castelo Branco, presidente do Sindicato dos Rodoviários, também tinha previsão de ser ouvido, no entanto, ele alegou que não foi comunicado sobre a reunião desta terça.

CPI do Transporte Público aprova regimento de trabalho na Câmara de SL

Membros de CPI do Transporte Público não comparecem a segunda reunião

Esclarecimentos

Durante a reunião, os parlamentares solicitaram esclarecimentos referentes à licitação realizada em 2016 e aos contratos de concessão aos empresários que operam o sistema de transporte de São Luís.

Os convidados responderam, dentre outros questionamentos, sobre como a SMTT fiscaliza o cumprimento das obrigações contratuais por parte das empresas; o desequilíbrio financeiro do sistema; o impacto da pandemia para as condições do transporte; os critérios considerados para definir o valor total da licitação; a operação do sistema de bilhetagem; a manutenção dos terminais de integração; e possíveis soluções para possíveis irregularidades no sistema de transporte público.

O vereador Álvaro Pires (PMN), relator da CPI, informou que solicitará dados oficiais junto à SMTT. “Para que possamos começar nosso relatório, precisamos, de fato, ter acesso aos números. Vou, pessoalmente, solicitar esses números à SMTT e divulgar nas minhas redes sociais nos próximos dias”, disse o parlamentar.

A reunião desta terça-feira foi conduzida pelo presidente da CPI, vereador Chico Carvalho (PSL). Participaram também o relator da comissão, vereador Álvaro Pires; vereador Octávio Soeiro (Podemos), secretário do colegiado; Jhonatan Soares, co-vereador do Coletivo Nós (PT), que é o vice-relator da CPI; além do vereador Astro de Ogum (PCdoB) e dos co-vereadores Eni Ribeiro e Flávia Almeida, do Coletivo Nós (PT).

Mais

A comissão voltará a se reunir na próxima terça-feira, 11, às 9h, para ouvir Gilson Neto, proprietário da empresa Ratrans; Israel Petrus, secretário adjunto da SMTT à época; e Isaías Castelo Branco, que voltou a ser convidado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.