Imunização

São Luís aplica, nesta quinta (9), dose de reforço da Janssen para pessoas com 50 anos ou mais

Nesta quinta haverá, também, aplicação da 1ª e da 2ª dose para pessoas a partir de 12 anos. E terá aplicação da 3ª dose de reforço para pessoas com 18 anos ou mais, que tenham tomado a 2ª dose até 20 de julho.
Imirante.com08/12/2021 às 20h43
São Luís aplica, nesta quinta (9), dose de reforço da Janssen para pessoas com 50 anos ou maisPodem tomar a dose de reforço as pessoas que tomaram a vacina há pelo menos dois meses. (Divulgação / Prefeitura de São Luís)

SÃO LUÍS - Nesta quarta-feira (8), a Prefeitura de São Luís anunciou que as pessoas com 50 anos ou mais que tomaram a vacina da Janssen, contra a Covid-19 em São Luís, podem tomar a segunda dose do imunizante nesta quinta (9).

Podem tomar a dose de reforço as pessoas que tomaram a vacina há pelo menos dois meses.

Para se vacinar, basta apresentar um documento oficial com foto e o cartão de vacinação. As doses estarão disponíveis das 8h às 18h, em cinco pontos de vacinação de São Luís.

Locais de vacinação

- Centro de Vacinação - Sebrae

- Centro de Vacinação - UFMA

- Centro de Vacinação - IFMA Maracanã

- Drive-thru do Ceuma Renascença

- Drive-thru do Shopping da Ilha

Mais vacinação

A Prefeitura de São Luís também anunciou que nesta quinta-feira (9) haverá aplicação da primeira e da segunda dose para pessoas a partir de 12 anos. E terá aplicação da terceira dose de reforço para pessoas com 18 anos ou mais, que tenham tomado a 2ª dose até 20 de julho.

Para se vacinar, basta apresentar um documento oficial com foto e o cartão de vacinação. As doses estarão disponíveis das 8h às 18h, em cinco pontos de vacinação de São Luís.

Locais de vacinação

- Centro de Vacinação - Sebrae

- Centro de Vacinação - UFMA

- Centro de Vacinação - IFMA Maracanã

- Drive-thru do Ceuma Renascença

- Drive-thru do Shopping da Ilha

A prefeitura destaca que, no caso dos adolescentes, eles devem comparecer aos postos de vacinação acompanhados dos pais ou responsável.

Recomendação da dose de reforço da Janssen

No último dia 25 de novembro, o Ministério da Saúde divulgou uma nota técnica em que orientava que os 4 milhões de brasileiros que se vacinaram com o imunizante da Janssen tomem uma dose de reforço entre dois e seis meses após a primeira aplicação. A recomendação do ministério é que seja utilizado a vacina do mesmo fabricante.

Segundo a nota, a orientação foi baseada em estudos científicos que mostram aumento significativo na imunidade após a aplicação de mais uma dose da vacina, principalmente com intervalo mais longo, de seis meses.

Se a dose de reforço, segundo estudos, for aplicada com um intervalo de seis meses, os níveis de anticorpos aumentam nove vezes após uma semana com a imunização da Janssen. Esse índice segue aumentando em até 12 vezes quatro semanas após a aplicação do reforço.

A nota técnica citou uma pesquisa norte-americana que demonstrou que a dose de reforço, quando aplicada com um intervalo mínimo de dois meses, fornece até 94% de proteção contra a covid-19. Com dose única do imunizante, o índice é de 75%. O estudo também demonstrou que os níveis de anticorpos aumentaram de quatro a seis vezes com a dose de reforço.

Os resultados embasaram o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, em inglês) a também recomendar a dose de reforço da Janssen.

No caso de mulheres que se vacinaram com a Janssen e que estejam grávidas, a recomendação é que a dose de reforço seja feita com a vacina da Pfizer.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

Selo IVC
© 2019 - Todos os direitos reservados.