Velório

Corpo de Luiz Phelipe Andrès é velado no Estaleiro Escola, em São Luís

Ele morreu aos 72 anos, vítima de leucemia; corpo será cremado nesta segunda-feira.

Imirante.com

- Atualizada em 26/03/2022 às 18h56
Luiz Phelipe Andrés nasceu em Juiz de Fora (MG) e radicou-se no Maranhão em 1977.
Luiz Phelipe Andrés nasceu em Juiz de Fora (MG) e radicou-se no Maranhão em 1977. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - O corpo do engenheiro Luiz Phelipe Andrès está sendo velado no Estaleiro Escola, na manhã desta segunda-feira (6). Ontem, a primeira parte do velório foi realizada na sede da Academia Maranhense de Letras, na capital. Luiz Phelipe morreu no fim da noite de sábado (4), aos 72 anos, vítima de leucemia.

O corpo será cremado após o velório, segundo informações da família. O translado do corpo será feito até o Cais da Praia Grande, e a cremação será realizada em memorial, em Paço do Lumiar, na região metropolitana de São Luís.

Luiz Phelipe se tornou conhecido no Estado por ser um dos responsáveis pela restauração do Centro Histórico de São Luís, sendo coordenador, por 27 anos, do Programa de Preservação e Revitalização do Centro Histórico de São Luís. O engenheiro também foi o criador do Estaleiro Escola do Sítio Tamancão, que foi transformado em Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA).

Leia mais:

IEMA Estaleiro Escola recebera o nome do engenheiro Luiz Phelipe Andrés

Além de se dedicar à engenharia, Luiz Phelipe era envolvido com a literatura, sendo Membro Efetivo da Academia Maranhense de Letras – AML, ocupante da Cadeira 23, patroneada por Graça Aranha. Ele também chegou a ser coprodutor do filme “O império de um navegador”, que conta a vida de “seu” Silicrim”.

Pela sua dedicação à cultura, Luiz Phelipe foi Secretário de Estado da Cultura do Maranhão (1993-1995) e, desde 2010, é Conselheiro do Conselho Consultivo do IPHAN-Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, como representante da sociedade civil.

Biografia*

Nasceu a 20 de fevereiro de 1949 em Juiz de Fora (MG), filho do médico Alberto Andrès Júnior e da escritora Cordélia de Carvalho Castro Andrès. Estudou na sua cidade natal no Colégio dos Jesuítas, graduado em Engenharia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1972) e mestre em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco (2006).

No Rio de Janeiro estudou artes plásticas com Ivan Serpa, no Centro de Pesquisa de Arte. Foi ilustrador de livros de ciências do 1º grau para a Companhia Editora Nacional, atuou como artista gráfico para a Revista Engenharia Sanitária nos anos 1974 a 1976 (capas e ilustrações) e realizou trabalhos de artes gráficas para a Secretaria de Divulgação do antigo Banco Nacional de Habitação.

Desde março de 1977 radicou-se no Maranhão, dedicando-se exclusivamente às atividades na área cultural, notadamente como um dos fundadores do Programa de Preservação e Revitalização do Centro Histórico de São Luís, do qual foi coordenador por mais de 27 anos. Autor do projeto de pesquisas sobre as Embarcações do Maranhão e criador do Estaleiro Escola do Sítio Tamancão.

No período de 1993-95 foi Secretário de Estado da Cultura do Maranhão e desde 2010 é Conselheiro do Conselho Consultivo do IPHAN-Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, como representante da sociedade civil. É diretor do Centro Vocacional Tecnológico Estaleiro-Escola, professor da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas de São Luís do Maranhão e do Curso de Arquitetura da Universidade Dom Bosco, atuando principalmente nos seguintes temas: história, patrimônio cultural, tombamento, monumento nacional, construção naval artesanal.

Coordenador da pesquisa para edição do livro Monumentos históricos do Maranhão, editado em 1979 pelo Serviço de Obras Gráficas do Estado – SIOGE, contendo o primeiro inventário dos principais monumentos arquitetônicos e da arte sacra de São Luís, Alcântara e Rosário.

Responsável pelo Setor de Pesquisa e Documentação do Programa de Preservação e Revitalização do Centro Histórico de São Luís/Projeto Praia Grande, onde descobriu 166 exemplares remanescentes da Coleção dos Livros da Câmara de São Luís dos séculos XVII, XVIII e XIX. Idealizador e coordenador do Projeto de Restauração e Transcrição Paleográfica desses livros, financiado pelo CNPq.

Foi Coordenador Geral do Programa de Preservação do Centro Histórico de São Luís, Membro do Conselho Estadual de Cultura do Maranhão e Coordenador Geral do Patrimônio Cultural da Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão.

Estagiário no Centre d’Etudes Superieures d’Histoire et Conservation des Monuments Anciens, Paris. Coordenador da Unidade Executora Estadual-UEE do Programa BID/PRODETUR do Maranhão. Coordenador Geral do Projeto São Luís – Patrimônio Mundial para preparação e apresentação do Dossiê à UNESCO com propósito de obtenção do título. Responsável técnico que assina os originais do referido dossiê que se encontra arquivado nos anais do Comitê do Patrimônio Mundial na sede da Unesco em Paris.

*Fonte: Academia Maranhense de Letras

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.