Homenagem

IEMA Estaleiro Escola receberá o nome do engenheiro Luiz Phelipe Andrès, anuncia governador Flávio Dino

A ação é uma homenagem ao criador do Estaleiro Escola, o engenheiro Luiz Phelipe Andrès, que morreu no fim da noite desse sábado (4), aos 72 anos, vítima de leucemia.

Imirante.com

Atualizada em 26/03/2022 às 18h56
(Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Neste domingo (5), o govenador do Maranhão, Flávio Dino (PSB) e o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos) se manifestaram sobre a morte do engenheiro Luiz Phelipe Andrès, que morreu no fim da noite desse sábado (4), aos 72 anos, vítima de leucemia.

O governador Flávio Dino usou seu perfil no Twitter para falar da morte de Luiz Phelipe. O governador afirmou que o engenheiro prestou grandes serviços ao patrimônio histórico de São Luís e que o IEMA Estaleiro Escola terá o nome do engenheiro, a partir de um decreto que será assinado nesta segunda-feira (6).

“Luiz Phelipe nos deixou hoje. Prestou grandes serviços ao patrimônio histórico de São Luís. O IEMA Estaleiro-Escola passará a ter seu nome, mediante decreto que assinarei amanhã”, afirmou o governador.

O prefeito de São Luís também se manifestou sobre a morte do engenheiro. Por meio de nota, Eduardo Braide destacou que Luiz Phelipe Andrès foi Mestre em Desenvolvimento Urbano e um dos responsáveis pelo título de São Luís como Patrimônio Mundial. Braide enalteceu o engenheiro por ter sido o coordenador do projeto de Revitalização do Centro Histórico de São Luís e o relator do dossiê do Complexo Cultural do Bumba-meu-boi como Patrimônio Brasileiro pelo Iphan.

Veja a nota na íntegra:

Com profundo pesar recebi a notícia do falecimento de Luiz Phelipe Andrès, ocorrido neste domingo (5).

Mestre em Desenvolvimento Urbano, Luiz Phelipe Andrés foi um dos responsáveis pelo título de São Luís como Patrimônio Mundial. Também foi o coordenador do projeto de Revitalização do Centro Histórico de São Luís (Projeto Praia Grande/Reviver), e o relator do dossiê do Complexo Cultural do Bumba-meu-boi como Patrimônio Brasileiro pelo Iphan.

Foi idealizador e coordenador do Estaleiro Escola, projeto fundamental para a formação de aprendizes na tradição da construção naval em nosso Estado.

Perdemos hoje uma referência. Contudo, São Luís será eternamente grata a Luiz Phelipe Andrès por sua profunda dedicação, entusiasmo e zelo para com a nossa história, nossas tradições, com a nossa cultura.

Neste momento de consternação, meus sentimentos aos familiares e amigos de Luiz Phelipe Andrès que deixa a todos nós, um legado incomparável.

Outras manifestações

A morte de Luiz Phelipe Causou grande comoção no Maranhão, veja a manifestação de algumas personalidades do estado sobre a morte do engenheiro.

Felipe Camarão, secretário de Educação do Maranhão

"Lamento muito a partida do amigo Luiz Phelipe Andrés. Trabalhamos juntos quando fui secretário de cultura e agora na SEDUC onde ele dirigia com brilhantismo o projeto de sua vida, o estaleiro escola. Ele que já foi tb secretário e um dos idealizadores do “Reviver” deixa saudade", disse o secretário.

Joaquim Haickel, jornalista, escritor e cineasta

"Acabei de receber uma triste notícia!... Meu bom amigo Luiz Phelipe Andrès acaba de falecer!... Para quem não sabe, ele foi um dos maiores responsáveis por São Luís ter sido reconhecida como patrimônio da humanidade e sempre lutou em defesa da nossa cultura. Em uma hora como essa, em que recebo a notícia da morte de Luiz Phelipe Andrès, perco o medo de blasfemar contra Deus. Os bons não deviam nos abandonar, senhor!... Leve os maus!", disse.

Alex Oliveira, diretor-geral do Instituto de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA)

"O Maranhão perde um homem que se entregou de corpo e alma a promover a proteção do legado cultural do povo maranhense. Toda vez que você caminhar pela Praia Grande e suspirar a plenos pulmões diante de tanta beleza Luiz Phelipe vai Reviver", disse.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.