Entrevista

"Não tem como dizer que o Carnaval 'tá' cancelado", diz secretário Carlos Lula

Ele explicou que as comemorações de Natal serão mantidas, ao contrário da grande festa de Réveillon que já foi cancelada.

Imirante.com, com informações da TV Mirante

Atualizada em 26/03/2022 às 18h58
Secretário Carlos Lula concedeu entrevista à TV Mirante.
Secretário Carlos Lula concedeu entrevista à TV Mirante. (Foto: Reprodução/TV Mirante)

SÃO LUÍS – O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, classificou como incerta a realização do Carnaval 2022 no Maranhão. Ele explicou que não há como prever se o número de casos da Covid-19 permanecerá estável em três meses.

Quando questionado se vai ter Carnaval, “a resposta é: eu não sei”, disse o secretário em entrevista à TV Mirante na manhã desta quinta-feira (2). “Não tem como dizer que o Carnaval ‘tá’ cancelado. É muito difícil planejar por ser uma festa gigante”, afirmou.

Com relação às festas de Natal e Réveillon, Carlos Lula apontou que não deve haver radicalismo e que a postura do governo é buscar ponderação. “As festas de Natal, por serem algo mais localizado, um número bem menor de pessoas, em ambiente aberto, a gente tem segurança pra isso. É diferente de uma festa de Réveillon, de eu botar 40 mil pessoas na Litorânea. A gente tem que ponderar essas coisas para saber como lidar. A gente não tem como sair fechando tudo”, ressaltou o secretário de Saúde.

O governo do Maranhão comunicou nesta terça-feira (29) que, assim como a Prefeitura de São Luís, também não realizará festa oficial de Réveillon na capital na virada deste ano para o próximo. Apesar da decisão tomada na capital, nos demais municípios do Estado ficará a cargo de cada prefeito decidir sobre festas e shows da virada.

Leia mais:

Governo do MA também cancela festa de Réveillon em São Luís

Prefeito Eduardo Braide cancela Réveillon em São Luís

Covid-19: dois casos da variante ômicron são identificados no Brasil

Maranhão não tem registros da variante Ômicron do coronavírus, diz SES

Para maior segurança, ele destacou a importância de tomar a vacina contra Covid-19. Além disso, ressaltou que as pessoas precisam completar o ciclo de imunização e tomar também a dose de reforço quando chegar a vez. “Quando a gente toma a dose de reforço ou a terceira dose, nossa proteção aumenta”, disse.

Ele também comentou que a obrigatoriedade do uso da máscara está sendo estudada, assim como a volta de algumas restrições, em razão da variante Ômicron (B.1.1.529) do coronavírus. Ele explicou que a população precisa ficar alerta e não desesperada. “A gente não tem essa variante detectada ainda [no Maranhão]”, afirmou Carlos Lula.

Assista à entrevista completa

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.