Covid-19

Maranhão não tem registros da variante Ômicron do coronavírus, diz SES

Segundo a SES, as ações de combate à Covid-19 estão sendo fortalecidas nos municípios, de modo a acelerar a vacinação no Estado.

Imirante.com

Atualizada em 26/03/2022 às 19h00
A nova variante do coronavírus, chamada Ômicron (B.1.1.529), preocupa pois tem 50 mutações.
A nova variante do coronavírus, chamada Ômicron (B.1.1.529), preocupa pois tem 50 mutações. ( Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Até o momento, o Maranhão não tem nenhum caso confirmado da variante Ômicron do coronavírus, a informação foi confirmada neste domingo (28), pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Leia também:

OMS batiza nova cepa africana como Variante de Preocupação Ômicron

Pandemia: cuidados devem ser mantidos com variante Ômicron​

Segundo a SES, as ações de combate à Covid-19 estão sendo fortalecidas nos municípios, de modo a acelerar a vacinação no Estado. Além disso, a SES também informou que é de responsabilidade do Governo Federal, a instalação de barreiras em portos e aeroportos para evitar a entrada da cepa.

Um decreto estadual determina que empresas que trabalham no desembarque de pessoas em todo o Maranhão, devem avisar, em casos suspeitos, à secretaria, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e ao Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) a situação dos tripulantes. A medida também vale para estabelecimentos de hospedagem.

Até o momento, ainda não foi confirmado nenhum caso da variante Ômicron no país. Entretanto, neste domingo, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que um brasileiro testou positivo para a Covid-19 ao desembarcar no Brasil, vindo da África. Não foi confirmado se o passageiro está contaminado pela nova variante.

Variante Ômicron

A nova variante do coronavírus, chamada Ômicron (B.1.1.529), preocupa pois tem 50 mutações — algo nunca visto antes —, sendo mais de 30 na proteína S (spike) – a "chave" que o vírus usa para entrar nas células e que é o alvo da maioria das vacinas contra a Covid-19. A confirmação de variantes ocorre por meio de sequenciamento genético.

O Brasil vai fechar as fronteiras aéreas para passageiros vindos de seis países do Sul da África a partir da próxima segunda-feira (29). A restrição valerá para passageiros vindos de África do Sul, Botsuana, Eswatini, Lesoto, Namíbia e Zimbábue.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.