Vacinação

São Luís sai na frente de novo e aplica dose de reforço contra Covid-19

Idosos, a partir de 70 anos, que vivem em instituições de longa permanência recebem hoje a dose de reforço.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h01
(Foto: Adailton Borba/TV Mirante)

SÃO LUÍS - Começou na manhã desta quinta-feira (26) a aplicação da dose de reforço da vacina contra Covid-19 em São Luís. A capital é a primeira a adotar a recomendação do Ministério da Saúde.

Esta nova etapa da imunização foi antecipada e está sendo iniciada com os idosos, a partir de 70 anos, que vivem em instituições de longa permanência (ILPI's). O anúncio foi feito nessa quarta (25), pelo prefeito de São Luís, Eduardo Braide.

"São Luís estava pronta para a aplicação da terceira dose de vacinas contra a Covid-19. Nós aguardávamos tão somente a orientação do Ministério da Saúde, uma vez que o Ministério da Saúde já fez a recomendação da aplicação da terceira dose e amanhã mesmo, na quinta-feira, nós daremos início a aplicação destas doses nos idosos que são residentes de instituições de longa permanência. E ainda nessa semana, nós vamos divulgar o calendário dos próximos públicos que vão receber essa dose", disse o prefeito de São Luís.

Dose de reforço

A decisão pela aplicação da terceira dose, como foi chamada, foi tomada de forma conjunta nessa terça-feira (24), em reunião da pasta com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass),o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) e a Câmara Técnica Assessora de Imunização Covid-19 (Cetai).

As pessoas que tomaram as duas doses da vacina contra a Covid-19, Coronavac ou Astrazeneca, terão que tomar uma terceira dose da Pfizer para completar a imunização.

O Ministério informou que iniciará, na segunda quinzena de setembro, a aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19 a “todos os indivíduos imunossuprimidos após 28 dias da segunda dose e para as pessoas acima de 70 anos vacinados há 6 meses”.

No âmbito estadual, a aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19 será feita a partir de 15 de setembro no Maranhão. E o primeiro público-alvo será de idosos com mais de 70 anos e pessoas com baixa imunidade (imunossuprimidos).

De acordo com a SES, a dose de reforço será realizada com a vacina da Pfizer, considerando estudos científicos e experiências de outros países. “Quem tomou duas doses da Coronavac ou da Astrazeneca agora vai receber a 3ª com a Pfizer. Isso é o que chamamos de reforço heterólogo e vários estudos publicados indicam real eficácia nessa estratégia de combinar vacinas diferentes”, informou o secretário da SES, Carlos Lula, por meio das redes sociais.

Poderão tomar a dose de reforço os idosos que completaram o esquema vacinal há mais de seis meses. Já no caso dos imunossuprimidos, que são pessoas com câncer, com HIV, transplantados e outros com o sistema imune fragilizado, eles devem esperar 28 dias após a segunda dose.

Histórico da vacinação em São Luís

A capital maranhense disparou na largada da corrida da vacinação e continua dando exemplo. No dia 11 de junho deste ano, São Luís se tornou a primeira capital do país a vacinar pessoas abaixo dos 30 anos, sem comorbidades, contra o coronavírus. Os dados são de um levantamento do G1, feito com base em informações divulgadas do calendário de vacinação das 26 capitais e do Distrito Federal.

Leia também:

São Luís anuncia repescagem geral de vacinação para pessoas a partir de 12 anos

São Luís também foi a primeira capital a fechar ciclo do Plano Nacional de Imunização (PNI) e já vacinou até os adolescentes de 12 a 17 anos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.