Imunizante

Procura por vacina bivalente contra Covid-19 ainda é baixa no Maranhão

Até o momento, o Estado atingiu apenas 21,46% da cobertura vacinal com a bivalente.

Imirante, com informações da SES

Atualizada em 15/04/2023 às 18h07
Pessoas com 18 anos ou mais podem receber a bivalente.
Pessoas com 18 anos ou mais podem receber a bivalente. (Foto: Divulgação/SES)

MARANHÃO - Pessoas com 18 anos ou mais podem receber a dose de reforço da bivalente Pfizer contra a Covid-19 em todo o Maranhão. De acordo com dados do Departamento de Controle de Doenças Imunopreveníveis da SES, das 502.572 doses distribuídas no Maranhão da vacina bivalente Pfizer contra a Covid-19, 107.829 doses foram aplicadas. Ou seja, apenas 21,46% da cobertura vacinal.  

“Infelizmente, ainda temos registrado uma baixa procura para a vacina bivalente. Diante disso, resolvemos ampliar a imunização beneficiando o público com 18 anos ou mais. O intuito é dar acesso à dose para mais pessoas, fortalecendo o enfrentamento ao vírus no Maranhão”, destacou a superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, Tayara Pereira. 

A ampliação do público da dose de reforço da bivalente Pfizer contra a Covid-19 para 18 anos ou mais foi aprovada pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB). A reunião foi realizada no dia 31 de março. 

Desde o dia 3 de abril, na capital São Luís já estava disponível a vacina bivalente contra a Covid-19 nas pessoas de 18 anos ou mais. A vacina continua sendo ofertada para o público a partir de 12 anos com comorbidades. Veja os pontos de vacinação no município.

Para receber a dose de reforço do imunizante, a recomendação preconizada pelo Ministério da Saúde é que o indivíduo tenha se vacinado com as duas primeiras doses da vacina monovalente. O intervalo de tempo entre a bivalente e qualquer uma das outras doses deve ser de, no mínimo, quatro meses. 

Na rede estadual, as Policlínicas Vinhais, Cidade Operária e Vila Luizão, assim como os hospitais Aquiles Lisboa e Dr. Genésio Rêgo, todas em São Luís, oferecem a dose de reforço da bivalente Pfizer contra a Covid-19. A vacina está disponível também nas salas de vacinação das Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos municípios. 

Vacinação da bivalente contra Covid-19 na rede estadual na capital

-  Policlínica Vinhais
Segunda a sexta das 8h às 12h, das 13h30 às 17h, e aos sábados das 8h às 12 horas 

- Policlínica Cidade Operária
Segunda a sexta das 7h às 12h, das 13h às 17h, e aos sábados das 8 às 12 horas 

- Policlínica Vila Luizão
Segunda a sexta das 8h às 12h, e das 14h às 17 horas

- Hospital Aquiles Lisboa
Segunda a sexta das 7h30 às 17 horas 

- Hospital Dr. Genésio Rêgo
Segunda a sexta das 8h às 18 horas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.