Covid-19

Mais de 265 mil doses de vacinas contra a Covid-19 são distribuídas aos municípios maranhenses

Distribuição, que será concluída até esta terça-feira (6), é referente a remessas recebidas do Ministério da Saúde na última semana.

Imirante.com, com informações do Governo do Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 11h02
Distribuição das doses conta com o apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), através do Centro Tático Aéreo (CTA).
Distribuição das doses conta com o apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), através do Centro Tático Aéreo (CTA). (Foto: Ruy Barros / SES)

SÃO LUÍS - Um total de 235.706 doses de vacinas contra a Covid-19 foram distribuídas aos municípios maranhenses nessa segunda-feira (5). Parte das vacinas saíram do Centro Tático Aéreo (CTA) para a Unidade Regional de Saúde de Pinheiro, contemplando os municípios de Bequimão, Peri Mirim, Pedro do Rosário, Presidente Sarney, Santa Helena e Turilândia.

A distribuição, que será concluída até esta terça-feira (6), é referente a remessas recebidas do Ministério da Saúde na última semana. As vacinas começaram a ser distribuídas no domingo (4) aos municípios da Grande Ilha. Nesta segunda-feira (5), as doses foram enviadas para as regionais de saúde de Imperatriz, Timon, Caxias, Balsas, Santa Inês, São João dos Patos, Barra do Corda, Pedreiras, Colinas e Zé Doca.

“A distribuição foi iniciada no domingo mesmo, começando pelos municípios da Grande Ilha. Nesta segunda, levamos para nove regionais de saúde e na terça-feira estaremos concluindo o envio às demais regionais de saúde. Os públicos contemplados deverão comparecer aos pontos de vacinação de cada cidade, tanto para a primeira dose como para conclusão do esquema vacinal, conforme orientação dos municípios”, disse a superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Tayara Costa Pereira.

A distribuição das doses conta com o apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), através do Centro Tático Aéreo (CTA), que faz o transporte das vacinas com o uso de helicópteros e avião, e da Polícia Militar, responsável pela segurança no deslocamento. Para o transporte das vacinas também estão sendo utilizadas vans refrigeradas.

O tenente-coronel Sérgio Fernandes Cabral, um dos pilotos responsáveis pelo traslado dos imunizantes, conta que se sente orgulhoso de participar do processo de distribuição das vacinas. “Nós do CTA temos a satisfação de contribuir com os esforços do Governo do Estado quanto ao envio das vacinas. É uma forma tanto de ajudar o próximo em sua necessidade, como também de levar esperança”, afirmou.

O Maranhão já recebeu 4.206.350 doses de vacinas, sendo 1.304.540 doses da CoronaVac, 2.402.100 doses da AstraZeneca, 389.610 doses da Pfizer e 110.100 doses da Janssen.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.