Programa Nosso Centro

São Luís terá Iema Gastronomia e novo Restaurante Popular no Centro Histórico

Unidades serão instaladas pelo Governo do Estado em prédio histórico no centro da capital maranhense.

Publipost / Governo do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 11h03
utura sede do Iema Gastronomia e Restaurante Popular.
utura sede do Iema Gastronomia e Restaurante Popular. (Foto: Divulgação / Governo do Maranhão)

SÃO LUÍS - Ainda em 2021, o Governo do Maranhão irá inaugurar a primeira unidade vocacional do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) dedicada à Gastronomia e um novo Restaurante Popular – ambas as unidades irão funcionar no Centro Histórico de São Luís, mais precisamente no antigo prédio do INSS (ao lado do Cine Teatro da Cidade), que segue com obras aceleradas nas ações do programa Nosso Centro.

No Iema Gastronomia, serão disponibilizados cursos variados, como cozinheiro, garçom e comidas típicas maranhenses, divididos em dois módulos: Cursos de Formação Inicial e Continuada (FICs) e cursos técnicos. Lá, os alunos terão aulas práticas e dinâmicas pedagógicas nas quais serão produzidas refeições para serem ofertadas no Restaurante Popular, que funcionará no térreo da edificação histórica.

Inicialmente serão abertas duas turmas de FICs e uma turma de curso técnico. O critério de seleção dos estudantes será a ordem de realização da inscrição, o mesmo utilizado nos outros editais do Iema. A quantidade de vagas ofertadas ainda será definida.

O Iema Gastronomia é uma parceria entre o Iema e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), que administra a rede de restaurantes populares do Maranhão e vai aparelhar a estrutura do instituto ao término da obra. A ideia é garantir o mesmo padrão de qualidade existente nos restaurantes em atividade, que oferecem comida balanceada, saborosa e a baixo custo.

Nosso Centro

A proposta do Projeto Nosso Centro é tornar o Centro Histórico de São Luís referência em renovação e desenvolvimento sustentável, preservando a historicidade e cultura, ao mesmo tempo em que promove a utilização social e econômica da região central da cidade.

O antigo prédio do INSS que abrigará o Iema Gastronomia e o novo Restaurante Popular contará com três pavimentos. Ele está sendo revitalizado em processo de melhoria de instalações antigas que busca atualizar o espaço, corrigir problemas e torná-lo mais moderno, seguro e confortável.

Erguido em meados do século 20 e conhecido também como Edifício Bequimão, o prédio está ganhando reforço estrutural, com serviços que incluem instalação de plataforma elevatória vertical, recuperação dos revestimentos da fachada, construção de vedações, esquadrias, escadas e divisórias, modernização das instalações prediais (elétrica, iluminação, hidráulica, sanitária, lógica, telefonia, sistema de proteção contra descargas atmosféricas, sistema de prevenção e combate a incêndio, drenagem, climatização, entre outras), além da instalação de elevadores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.