avanço

Maranhão lidera modernização da gestão pública com adesão a programa nacional

O Maranhão aderiu ao Programa Nacional de Gestão e Inovação, liderando a modernização da gestão pública e sendo destaque na emissão da nova Carteira de Identidade Nacional

Ipolítica

Decisão do governador Carlos Brandão colocou estado na linha de frente da modernização da gestão pública no Brasil
Decisão do governador Carlos Brandão colocou estado na linha de frente da modernização da gestão pública no Brasil (Divulgação)

SÃO LUÍS - O Maranhão tornou-se o primeiro estado brasileiro a aderir ao Programa Nacional de Gestão e Inovação, destacando-se na implementação da nova Carteira de Identidade Nacional. A adesão ocorreu em uma cerimônia realizada na segunda-feira (11), no Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís.

O Programa Nacional de Gestão e Inovação, focado na modernização administrativa, inclui a capacitação para emitir a nova carteira de identidade. A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, elogiou o Maranhão por sua agilidade em implementar o sistema antes do prazo final de janeiro. "É um processo muito importante para todo o país", comentou Dweck.

O governador Carlos Brandão apresentou o novo documento, que contém um QR Code para uso digital, integrando diversos sistemas em benefício do cidadão, como previdência e Cadastro Único. "Estamos promovendo uma revolução digital, representando um governo moderno", explicou Brandão.

COOPERAÇÃO TÉCNICA

Durante o evento, foram assinados acordos de cooperação técnica eletronicamente, marcando a transição para o Sistema Eletrônico de Informações (SEI!), que será adotado por todos os órgãos estaduais. Esta mudança visa substituir o modelo atual de protocolos, agilizando processos como pedidos de aposentadoria.

O secretário de Estado da Administração, Guilberth Garcês, enfatizou o trabalho de cerca de 500 servidores envolvidos na capacitação para a implantação do SEI. "Esse sistema eletrônico é um grande avanço para a administração pública", destacou Garcês.

A cerimônia também incluiu um acordo para a contratação de mulheres em situação de violência em contratos de serviço contínuo da administração pública federal, com 8% das vagas destinadas a esse público.

Além disso, o Programa Nacional de Gestão e Inovação abrange outras áreas, como a democratização de imóveis da União e a estratégia de governo digital. A presidente da Enap, Betânia Lemos, anunciou a disponibilização de mais de 600 cursos na plataforma da Enap para servidores estaduais, visando criar uma escola virtual acessível.

"Este momento reflete o compromisso do presidente Lula com a união e progresso em todas as esferas", concluiu Betânia Lemos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.