Um passo a mais

Maranhão está próximo de conseguir comprar doses da vacina Sputnik V

A previsão legal para a conclusão da análise é de sete dias úteis, prazo que deve vencer nesta semana.

Gilberto Léda/ Da Editoria de Política

Atualizada em 27/03/2022 às 11h03
Doses da vacina Sputnik V.
Doses da vacina Sputnik V. (Foto: Centro Gamaleya/Divulgação)

SÃO LUÍS - O Maranhão e os demais estados do Nordeste estão cada vez mais próximos de conseguir efetivar a compra de doses da vacina russa Sputnik V.

Na semana passada, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) confirmou haver recebido um novo pedido de uso emergencial do imunizante, que será produzido no Brasil pelo laboratório União Química - representante do Fundo Russo desenvolvedor no país.

Essa solicitação de análise do uso emergencial é um novo pedido. O anterior, protocolado pelo laboratório União Química no dia 15 de janeiro, foi cancelado a pedido da empresa. A Anvisa já iniciou a triagem dos documentos presentes no pedido.

A previsão legal para a conclusão da análise é de sete dias úteis, prazo que deve vencer nesta semana.

Leia também:

Profissionais de Segurança pública começarão a ser vacinados na próxima semana

Calamidade em pauta na Assembleia Legislativa

Escutec/O Estado: pesquisa mostra maioria de eleitores indecisos no MA

Em entrevista à CNN Brasil, no fim de semana, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), já adiantou que a compra de doses da Sputnik V pelos estados do Consórcio Nordeste deve ocorrer “em curto prazo”.

“Imagino que isso [importação do imunizante] vá acontecer em curto prazo”, disse. Segundo o gestor maranhense, o processo já deve ocorrer nesta semana.

O Maranhão, junto com os demais estados do Nordeste, fechou contrato com o Fundo Russo de Investimento Direto para a compra de 37 milhões de doses, mas é necessária a chancela da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

No mês passado, o governo Flávio Dino (PCdoB) assinou um contrato de mais de R$ 250 milhões para a compra do imunizante.

--

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.