Coletiva

Maranhão aguarda previsão de recebimento de novas doses da vacina contra Covid-19

Em entrevista coletiva, Flávio Dino (PCdoB) também anunciou que equipes extras da Vigilância Sanitária realizarão fiscalizações durante os dias de Carnaval.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h04
Governador Flávio Dino (PCdoB), durante entrevista coletiva nesta sexta-feira (12).
Governador Flávio Dino (PCdoB), durante entrevista coletiva nesta sexta-feira (12). (Foto: reprodução / YouTube)

SÃO LUÍS – O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), fez um panorama da pandemia da Covid-19 no Estado, e anunciou novas medidas de enfrentamento ao vírus, durante entrevista coletiva realizada na manhã desta sexta-feira (12).

Leia também:

Maranhão registra 4.821 mortes e 211.644 casos confirmados do novo coronavírus

Juiz proíbe festas com som no Maranhão: "não pode com 150, nem 100, nem 50" pessoas​

Vacinação contra Covid-19 em SL: é a vez de quem? onde ocorre? o que levar?​

No Maranhão, a vacinação contra a Covid-19 teve início no dia 18 de janeiro. Mesmo com o início da imunização, Flávio Dino informou que há um cenário preocupante em todo o país devido a não sinalização de quando haverá novas entregas. “Durante toda esta semana, nós, governadores, procuramos o senhor ministro de estado da Saúde para uma reunião. Não houve a marcação dessa reunião. Nós estamos aguardando, pois o tema que desejamos tratar é uma previsibilidade sobre a entrega de outras remessas de vacinas”, disse Flávio Dino.

De acordo com dados atualizados apresentados pelo governador na coletiva, até essa quinta-feira (11), o Maranhão já havia recebido 307 mil doses de vacina contra a Covid-19. Um total de 250 mil doses foram distribuídas aos municípios e 103 mil aplicadas pelas cidades maranhenses. “Neste momento, tanto o Consórcio Nordeste, quanto o Consórcio da Amazônia Legal – que é presidido por mim – buscam adquirir a vacina da Rússia, chamada Sputnik, mas essa vacina ainda não está autorizada no Brasil. Essa pode ser uma alternativa, seja por intermédio da aquisição pelo próprio governo federal ou aquisição direta pelos Estados, para que, com isso, nós possamos avançar na vacinação”, explicou Flávio Dino.

Hospital de Campanha em Bacabal

Com previsão de início de atendimento para a próxima semana, o Hospital de Campanha de Bacabal, cidade a 246 km de distância de São Luís, já está pronto e vai atender pacientes com Covid-19 e com sintomas gripais. A unidade conta com 30 leitos e foi uma doação do governo dos Estados Unidos. “Nós estamos agora contratando os recursos humanos, o pessoal, também complementado os equipamentos, na próxima semana o Hospital de Campanha de Bacabal já estará funcionando”, informou o governador.

Durante a coletiva, Flávio Dino também comentou sobre a decisão judicial que indeferiu o pedido de lockdown no Estado e da proibição de festas com até 150 pessoas com música (ao vivo ou não) no período de 12 a 18 de fevereiro. “Esse é um debate que se processa no Poder Judiciário. Nós estamos, naturalmente, acompanhando e daremos cumprimento as decisões da Justiça”, disse Dino.

Volta às aulas

De acordo com Flávio Dino, a previsão para a volta às aulas na rede estadual de ensino no formato híbrido é para o dia 22 de fevereiro. Entretanto, o governador frisou que se houver manutenção do quadro sanitária atual, essa data será alterada. “Essa é uma definição da próxima semana. Se nós tivermos uma estabilização ou queda, enfim, se recebermos novas vacinas, vamos debater, mas no quadro atual essa é uma previsão”, contou.

Fiscalização no Carnaval

Mesmo com a suspensão das festas de Carnaval em todo o Estado e a determinação do poder judiciário que não permitir festas com até 150 pessoas, o governador anunciou que equipes extras da Vigilância Sanitárias serão montadas para que nesse período, os decretos sejam cumpridos. “Normalmente nós trabalhamos com três equipes, e nós vamos trabalhar com um número dobrado ou triplicado para garantir o cumprimento da decisão da Justiça”, disse.

Coronavírus no Maranhão

De acordo com a última atualização do boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (SES), divulgado na noite dessa quinta-feira (11), o Maranhão tem 4.821 mortes e 211.644 casos confirmados de Covid-19. De acordo com a SES, foram contabilizados 11 óbitos e 591 pessoas infectadas pelo coronavírus nas últimas 24 horas no estado, sendo 109 na Grande Ilha de São Luís, 47 em Imperatriz e 435 nos demais municípios. A taxa de letalidade da Covid-19 no Maranhão, por sua vez, está em 2,27%.

O relatório da SES aponta que todos os 217 municípios do Maranhão já registraram casos confirmados de Covid-19. São Luís (28.880), Imperatriz (9.513), Balsas (7.289), Caxias (6.072), Timon (5.368), Santa Inês (5.152), Barra do Corda (4.153), Zé Doca (3.957), Açailândia (3.864) e Bacabal (3.750) são as dez cidades maranhenses com o maior número de pacientes infectados pelo novo coronavírus.

Taxa de ocupação

Ainda de acordo com o boletim da SES, na Grande Ilha a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para pacientes com Covid-19 é de 87,30%, isso quer dizer que dos 126 leitos existentes, 110 estão ocupados.

Já em Imperatriz, segunda maior cidade do Estado, a taxa de ocupação também é alta, estando em 81,25%, o que representa 26 leitos ocupados, dos 32 existentes, de acordo com a SES.

Nas demais regiões do Estado, a taxa de ocupação está em 56,08%, o que significa 83 leitos ocupados, dos 148 existentes, conforme o relatório da SES.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.