No período carnavalesco

Juiz proíbe festas com som no Maranhão: "não pode com 150, nem 100, nem 50" pessoas

A suspensão de eventos que promovam aglomeração é válida entre os dias 12 e 18 de fevereiro.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h04
Juiz Douglas de Melo Martins fala sobre medidas para conter avanço da Covid.
Juiz Douglas de Melo Martins fala sobre medidas para conter avanço da Covid. (Foto: Reprodução/TV Mirante)

SÃO LUÍS – Após indeferir o pedido de lockdown no Maranhão, o juiz Douglas de Melo Martins da Vara de Interesses Difusos e Coletivos falou, em entrevista à TV Mirante na manhã desta sexta-feira (12), sobre as medidas que restringem, entre os dias 12 e 18 de fevereiro, a realização de eventos com som e que podem criar aglomerações no Estado.

Para que não fosse necessário o decreto de um lockdown, o juiz fez algumas determinações em caráter liminar. Uma delas é a proibição de festas com qualquer tipo de som e qualquer número de pessoas. “A minha decisão suspende essa parte do decreto estadual, que permite as festas até 150 pessoas, com a utilização de música, seja ela mecânica, seja ela ao vivo, qualquer que seja o formato”, declarou o juiz Douglas Martins. A proibição tem relação com movimentação e música, partindo do princípio de que o som atrai as pessoas, causando aglomeração.

Leia mais:

Maranhão registra 4.821 mortes e 211.644 casos confirmados do coronavírus

Juiz Douglas de Melo Martins indefere pedido de lockdown no Maranhão

Comércio é contra lockdown, mas não cumpre regras de combate à Covid-19

Defensores entram com ação para decretar lockdown por 14 dias no Maranhão

Mesmo as festas com público abaixo de 150 pessoas estão proibida. “Não é só com 150. Não pode com mil, não pode com 500, não pode com 150, nem 100, nem 50, é proibição total (…). Não tem órgão de controle, polícia no mundo que dê conta de fiscalizar todos”, disse.

O juiz citou que a restrição vale também para casamentos que já estejam programados para este período carnavalesco. O evento deve ocorrer sem som e de forma que os presentes respeitem o distanciamento e utilizem máscara. Também estão proibidas, por exemplo, festas em postos de combustível com carro de som ou reuniões em família que promovam aglomeração.

O cumprimento deve ser fiscalizado pelo poder público, segundo o juiz. “Houve um compromisso dos Estados e dos municípios promoverem essa fiscalização”, frisou.

Além dessas medidas, outras decisões foram tomadas pelo juiz Douglas Martins durante audiência de conciliação realizada nessa quinta-feira (11) com o Ministério Público, Defensoria Publica, representantes do Estado, municípios e de setores da atividade econômica.

“Determinei que Estados e todos os municípios que tenham mais de 50 mil habitantes abram novos leitos para que a rede de saúde não entre em colapso. Isso também é importante. Foi determinado que os municípios abaixo de 50 mil habitantes, que não têm estrutura para abrir leitos, que eles tenham uma porta de entrada, um ponto inicial em que as pessoas com os primeiros sintomas possam ser atendidas mesmo naqueles municípios menores”, apontou.

ASSISTA À ENTREVISTA COMPLETA​

Coronavírus no Maranhão

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou, em boletim divulgado na noite dessa quinta-feira (11), que o Maranhão tem 4.821 mortes e 211.644 casos confirmados do novo coronavírus. De acordo com a SES, foram contabilizados 11 óbitos e 591 pessoas infectadas pelo coronavírus nas últimas 24 horas no eEstado, sendo 109 na Grande São Luís, 47 em Imperatriz e 435 nos demais municípios. A taxa de letalidade da Covid-19 no Maranhão, por sua vez, está em 2,27%.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.