Testagem em São Luís

Drive-thru de teste da Covid-19 em São Luís passa a receber pessoas a partir de 45 anos

O teste é feito no estacionamento do Parque do Rangedor, no Calhau, no horário das 8h às 16h.

Imirante.com, com informações do Governo do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 11h04
De 20 de janeiro a 8 de fevereiro, foram realizados 9.605 testes rápidos em São Luís.
De 20 de janeiro a 8 de fevereiro, foram realizados 9.605 testes rápidos em São Luís. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - O drive-thru de teste para Covid-19, no Parque do Rangedor, passa a atender a partir desta quarta-feira (10) um novo público: adultos acima de 45 anos de idade. Idosos, gestantes, pessoas com deficiência e pessoas de 50 a 59 anos continuam como público-alvo do serviço, que permanece ativo por tempo indeterminado.

O serviço, que integra as ações da Secretaria de Estado da Saúde (SES) de combate à pandemia, é coordenado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), e é uma das ferramentas para o monitoramento da Covid-19 na Grande Ilha.

Leia mais:

Maranhão registra 4.798 mortes e mais de 8 mil casos ativos do novo coronavírus

Ouvidoria do MP-MA registra 38 denúncias sobre vacinação contra Covid-19

Vacinação contra a Covid-19 em São Luís: veja perguntas e respostas

Imirante.com lança hotsite especial de informações sobre o novo coronavírus; acesse

O drive-thru possui três tendas, instaladas no estacionamento do Parque do Rangedor, no Calhau, e funciona no horário das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira. Cerca de 30 profissionais de saúde atuam diariamente no serviço. Pessoas que já testaram em drives anteriores não estão impedidas de testarem novamente.

Desde quando o serviço de drive-thru de testagem foi reiniciado em São Luís, em 20 de janeiro, até 8 de fevereiro, foram realizados 9.605 testes rápidos. Destes, 7.938 apresentaram o resultado negativo.

“O diagnóstico preciso e correto, assim como o quantitativo total de casos, são fundamentais para que o governo do Estado proponha medidas relacionadas à prevenção e ao prognóstico da infecção”, complementou Lícia Dourado Trinta, coordenadora do drive-thru.

Para realizar o teste, é preciso apresentar um documento oficial com foto. As mulheres grávidas devem apresentar também o cartão da gestante ou o teste de gravidez.

No Maranhão, mais de meio milhão de testes para diagnóstico da Covid-19 já foram realizados desde o início da pandemia. Do total de testes, mais de 92% foram realizados na rede pública de saúde. Através de estratégias como o drive-thru de testes para Covid-19 e a testagem, via encaminhamento médico, em unidades como Hospital de Cuidados Intensivos (HCI), Hospital Genésio Rego, Hospital Raimundo Lima e o Centro de Testagem da Beira-Mar, o Governo tem mantido a testagem para monitorar os casos da doença no estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.