No Maranhão

Ouvidoria do MP-MA registra 38 denúncias sobre vacinação contra Covid-19

Caso seja comprovada alguma irregularidade, os envolvidos podem ser punidos, inclusive criminalmente, após a instauração regular de processo judicial.

Divulgação / MP-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h04
A informação faz parte de um relatório do órgão, divulgado nesta terça (9).
A informação faz parte de um relatório do órgão, divulgado nesta terça (9). (Foto: Paulo Soares/O Estado)

SÃO LUÍS - O Ministério Público do Maranhão divulgou que no Estado já foram registradas, até essa segunda-feira (8), 38 denúncias sobre a campanha de vacinação contra a Covid-19.

A informação faz parte de um relatório do órgão, divulgado nesta terça (9). O levantamento, que teve início no dia 22 de janeiro, também aponta outros registros, como consultas jurídicas (11), demandas improcedentes (4) e procedimentos que aguardam mais informações para serem consolidados (19). Do total de 72 demandas relacionadas à vacinação, 26 tiveram origem em São Luís.

De acordo com a Ouvidoria, após receber as demandas, a Assessoria Jurídica do MP-MA faz uma triagem, encaminhando as denúncias às promotorias responsáveis.

Ainda segundo o órgão, se for comprovada alguma irregularidade, seja de desrespeito à ordem de prioridade para a imunização ou em outros procedimentos, os envolvidos podem ser punidos, inclusive criminalmente, após a instauração regular de processo judicial.

No último dia 20 de janeiro, o Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (Caop-Saúde) emitiu um ofício orientando que sejam notificados os secretários municipais de Saúde para garantir a obediência à fila de prioridade na vacinação contra a Covid-19.

Além disso, os promotores de Justiça devem requisitar informações sobre o cumprimento dos critérios de prioridade, a atualização diária do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização e a lista das pessoas vacinadas.


Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.