Imunização

Vacinação contra a Covid-19 em São Luís: veja perguntas e respostas

Continuam sendo vacinado os grupos prioritários, como os profissionais de saúde e idosos.

Imirante.com, com informações da Prefeitura de São Luís

Atualizada em 27/03/2022 às 11h04
Profissionais de saúde estão sendo imunizados no Multicenter Sebrae.
Profissionais de saúde estão sendo imunizados no Multicenter Sebrae. (Foto: Paulo Soares/O Estado)

SÃO LUÍS - Desde que foi iniciada a vacinação contra a Covid-19 em São Luís, 31.954 pessoas já tomaram a primeira dose da vacina na capital. A seguir, veja algumas perguntas e respostas sobre o andamento da imunização na capital.

Leia também:

São Luís recebe quase 7 mil doses em nova remessa de vacinas

Veja o calendário da vacinação de idosos via drive-thru na UFMA, em São Luís

Profissionais de saúde entre 30 a 34 anos começam a ser vacinados

Qual a eficácia das vacinas? Como são feitas? Posso me infectar ao tomar? Especialista tira dúvidas

Quem pode tomar a vacina agora?

Estão sendo vacinadas aquelas pessoas que compõem o grupo prioritário, como os profissionais de saúde e idosos. O calendário para imunização desses grupos foi divulgado pela Prefeitura de São Luís e deve ser atualizado à medida em que mais vacinas forem chegando.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informou que não é mais preciso o idoso aguardar o contato. Se o idoso já está cadastrado, ele pode se dirigir direto ao drive-thru, levando o documento oficial com foto. E que deve ser obedecida a idade indicada para cada dia.

- Idosos:

Segunda-feira – 8/2: Idosos a partir de 95 anos;
Terça-feira – 9/2: Idosos de 94 anos;
Quarta-feira – 10/2: Idosos de 93 anos;
Quinta-feira – 11/2: Idosos de 92 anos.

- Profissionais de saúde entre 30 e 34 anos:

Segunda-feira – 8/2: nascidos em janeiro e fevereiro

Terça-feira – 9/2: nascidos em março e abril

Quarta-feira – 10/2: nascidos em maio e junho

Quais os documentos necessários?

Carteira do respectivo conselho e RG ou declaração da unidade onde trabalha (para aqueles que não possuem registro) e RG, no caso dos profissionais de saúde. E documento oficial com foto no caso dos idosos que já se cadastraram no "Vacina São Luís".

A Prefeitura de São Luís disponibilizou uma plataforma para cadastramento de idosos para receberem a vacina contra o novo coronavírus. O formulário, que pede identificação (CPF e número do SUS); informações básicas (nome completo, sexo, data de nascimento, nome da mãe), informações de contato (e-mail, celular, telefone) e endereço completo, pode ser acessado no endereço: www.saoluis.ma.gov.br/vacinasaoluis.

E quem não tem acesso à internet?

A Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas) iniciou a busca ativa dos idosos que não têm acesso à internet para fazer o agendamento para receber a primeira dose do imunizante. Também serão disponibilizados postos de cadastramento pela cidade para atender à população idosa.

Onde ocorre a vacinação em São Luís?

No Centro Municipal de Vacinação contra a Covid-19, no Multicenter Sebrae, no Cohafuma, que fica aberto de segunda-feira a sábado, das 8h às 17h.

Campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no Bacanga, onde funciona o sistema drive-thru para idosos.

Os locais contam com ambulância e equipes médicas para eventuais ocorrências.

Os pacientes oncológicos estão sendo vacinados?

Pacientes oncológicos começaram a ser vacinados contra a Covid-19 no sábado (6). A vacinação está ocorrendo nas próprias unidades onde os pacientes fazem seus tratamentos.

E os pacientes acamados?

A vacinação dos pacientes acamados já começou, ainda segundo a publicação feita no perfil da prefeitura. O dia e horário serão informados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.