SÃO LUÍS - O Maranhão recebeu na tarde desse domingo (7), as novas doses da vacina Coronavac. Foram recebidas 71.400 doses do imunizante o que deve garantir mais 34.024 pessoas imunizadas no Estado. De acordo com a orientação do Ministério da Saúde, estão no público-alvo desta etapa profissionais de saúde e população idosa de 90 anos ou mais.
“Conforme a orientação do Ministério da Saúde será distribuída apenas a 1ª dose das vacinas. Assim que chegar a data da segunda dose, enviaremos a nova remessa de vacina para que seja garantido que aqueles que receberam a primeira dose, recebam também a segunda”, explicou a superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, Tayara Pereira.
Leia mais:
Veja o calendário da vacinação de idosos via drive-thru na UFMA, em São Luís
Profissionais de saúde entre 30 a 34 anos começam a ser vacinados
Qual a eficácia das vacinas? Como são feitas? Posso me infectar ao tomar? Especialista tira dúvidas
A distribuição das vacinas é feita aos municípios pelo governo do Estado, começando pela capital. Já nesta segunda-feira (8), pela manhã, deve se iniciar a distribuição para as regionais de saúde de Itapecuru, Rosário, Codó e Imperatriz. Cada gestor de regional deve distribuir para todos os municípios que compõe a regional de saúde. Já a aplicação das vacinas na população fica a cargo dos municípios.
Os 217 municípios maranhenses que vão executar a vacinação contra a Covid-19 devem registrar os dados dos vacinados no Módulo Covid-19 do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SIPNI), desenvolvido pelo Ministério da Saúde.
Até o momento o Maranhão já recebeu 126.798 doses de imunizantes contra a Covid-19. No Estado já foram vacinadas 84.759 pessoas, entre elas os profissionais de saúde (77.083); idosos institucionalizados (222); população indígena (6.790) e deficientes institucionalizados (2).
Saiba Mais
- Saúde amplia vacinação contra hepatite A para usuários de PrEP
- Ministério da Saúde pede incorporação de vacina contra o herpes-zóster ao SUS
- Governo promove imunização nas escolas e combate a desinformação
- Anvisa aprova vacina contra chikungunya do Butantan e Valneva
- Covid, hepatite, poliomielite e mais: vacinas são ofertadas no Shopping Rua Grande
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.