Imunização em São Luís

Quem pode se vacinar agora? E o idoso que não tem internet? E os pacientes oncológicos?

Mais de 25 mil pessoas já tomaram a primeira dose da vacina na capital.

Imirante.com, com informações da Prefeitura de São Luís

Atualizada em 27/03/2022 às 11h04
Vacinação contra a Covid-19 ocorre desde o dia 19 de janeiro em São Luís.
Vacinação contra a Covid-19 ocorre desde o dia 19 de janeiro em São Luís. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Desde o dia 19 de janeiro, quando teve início a vacinação dos profissionais da área da saúde, em São Luís, mais de 25 mil pessoas já tomaram a primeira dose da vacina.

A prefeitura informou que, atualmente, consegue vacinar até 1 mil idosos por dia, e a capacidade de atendimento deve dobrar com a chegada de mais doses de vacina.

O prefeito Eduardo Braide anunciou que estava previsto o recebimento de 3.500 doses da Coronavac à capital.

Quem pode tomar a vacina agora?

Estão sendo vacinadas aquelas pessoas que compõem o grupo prioritário, como os profissionais de saúde e idosos a partir de 75 anos. Novos grupos estão sendo incluídos à medida que mais doses da vacina chegam à capital.

Até esta sexta-feira (5), a prefeitura informou que vai começar a vacinação em domicílio de idosos acamados.

Quais os documentos necessários?

Carteira do respectivo conselho e RG ou declaração da unidade onde trabalha (para aqueles que não possuem registro) e RG.

Os pacientes oncológicos serão vacinados?

Os pacientes oncológicos também entrarão no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19. Para isso, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) já iniciou um levantamento de todos os pacientes em unidades de hemodiálise, quimioterapia, radioterapia, entre outros tratamentos contra o câncer na capital, para que eles sejam vacinados na própria unidade onde já fazem o tratamento.

Qual o passo a passo para vacinação de idosos?

Para garantir a vacinação, o idoso ou responsável deve preencher um formulário disponibilizado na página da prefeitura na internet, onde deverão ser incluídas todas as informações necessárias para efetuar o cadastro. Após o cadastramento, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) entra em contato, informando o dia, local e horário em que o idoso receberá a primeira dose da vacina. O formulário pode ser acessado no endereço: www.saoluis.ma.gov.br/vacinasaoluis.

A Semus reforçou que os idosos que já fizeram o cadastro na plataforma Vacina São Luís devem aguardar o contato da pasta, que obedece aos critérios de período da marcação (ou seja, quem marcou antes recebe o contato à frente de quem marcou depois) ou de perfil do idoso. Não é necessário sair de casa se ainda não foi convocado.

Leia mais:

Internautas relatam que aguardam chamada de idosos cadastrados para vacinação em SL

Qual a eficácia das vacinas? Como são feitas? Posso me infectar ao tomar? Especialista tira dúvidas

Saiba qual UPA procurar na Grande São Luís em caso de suspeita de Covid-19

Eita, errei o cadastro. E agora?

Foi disponibilizado um canal para correção de qualquer informação errada no cadastro de idosos para vacinação contra o novo coronavírus em São Luís. Basta entrar em contato pelo WhatsApp (98) 99174-4442 e informar o erro.

A Prefeitura de São Luís alerta que este canal é exclusivo para as correções no cadastro, não atendendo a outros tipos de dúvidas.

E quem não tem acesso à internet?

A Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas) fará a busca ativa dos idosos que não têm acesso à internet para fazer o agendamento para receber a primeira dose do imunizante. Também serão disponibilizados postos de cadastramento pela cidade para atender à população idosa.

Onde ocorre a vacinação em São Luís?

No Centro Municipal de Vacinação contra a Covid-19, no Multicenter Sebrae, no Cohafuma, que fica aberto de segunda-feira a sábado, das 8h às 17h.

Idosos a partir de 85 anos são vacinados pelo sistema drive-thru, instalado no campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no Bacanga. O local tem recebido uma média diária de 200 idosos, que depois de vacinados aguardam 30 minutos no local.

Os locais contam com ambulância e equipes médicas para eventuais ocorrências.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.