SÃO LUÍS – As UPAs do Parque Vitória e Vinhais, em São Luís, passam a atender, exclusivamente, pacientes com suspeita de Covid-19. Já as UPAs Cidade Operária e Paço do Lumiar vão funcionar de forma mista, ou seja, receberão os dois grupos de pacientes, Covid e não-Covid.
Leia também:
São Luís recebe 15.290 doses da vacina Oxford/AstraZeneca
Escola particular de São Luís suspende aulas presenciais após casos de Covid-19
Maranhão registra 4.657 mortes e 205.920 casos confirmados do novo coronavírus
As UPAs Itaqui-Bacanga e Araçagi, bem como o Serviço de Pronto Atendimento (SPA) da Policlínica Cohatrac, recebem os pacientes não-Covid. Com isso, os pacientes que não são suspeitos da doença não ficam expostos, além disso fica mantida a assistência especializada para as demais demandas da população.
As pessoas que apresentarem sintomas leves da Covid-19 podem ser atendidas na rede municipal de saúde nas unidades básicas e unidades mistas.
Quem apresentar sintomas moderados e graves, como febre, dor de cabeça persistente, perda do olfato e paladar, além da falta de ar, devem se dirigir a uma das UPAs (Vinhais, Parque Vitória, Cidade Operária ou Paço do Lumiar) e, se necessário, o paciente será encaminhado para assistência em um dos hospitais de referência.
Atendimento nas UPAs da Grande São Luís
As unidades referência da rede estadual que oferecem a assistência a pacientes clínicos e de UTI são: Hospital Dr. Genésio Rêgo, Hospital Dr. Raimundo Lima, Hospital Dr. Carlos Macieira, Hospital de Cuidados Intensivos. O Hospital Universitário Presidente Dutra, que é de gestão federal, também irá fazer o acolhimento dos pacientes graves oriundos dos municípios da Grande São Luís.
O novo fluxo de atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) da Grande Ilha foi anunciado pelo governo do Estado e visa conter o avanço dos novos casos de coronavírus.
Saiba Mais
- Boletim indica manutenção de queda de casos de covid-19
- Casos de covid-19 diminuem no Brasil, revela pesquisa da Fiocruz
- Boletim indica aumento de síndromes respiratórias por Covid-19
- Fiocruz mantém alerta para alta de casos graves de Covid-19
- Fiocruz alerta para aumento de casos de Covid-19 no Brasil
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.