Coronavírus

Saiba qual UPA procurar na Grande São Luís em caso de suspeita de Covid-19

Duas UPAs serão exclusivas para pacientes com suspeita de Covid; duas serão mistas e outras duas serão não-Covid.

Imirante.com, com informações do Governo do Maranhão

Atualizada em 31/03/2022 às 12h13
UPA do Vinhais é uma das unidades de atendimento a casos suspeitos de Covid. Foto: Paulo Soares/O Estado
UPA do Vinhais é uma das unidades de atendimento a casos suspeitos de Covid. Foto: Paulo Soares/O Estado

SÃO LUÍS – As UPAs do Parque Vitória e Vinhais, em São Luís, passam a atender, exclusivamente, pacientes com suspeita de Covid-19. Já as UPAs Cidade Operária e Paço do Lumiar vão funcionar de forma mista, ou seja, receberão os dois grupos de pacientes, Covid e não-Covid.

Leia também:

São Luís recebe 15.290 doses da vacina Oxford/AstraZeneca

Escola particular de São Luís suspende aulas presenciais após casos de Covid-19​

Maranhão registra 4.657 mortes e 205.920 casos confirmados do novo coronavírus​

As UPAs Itaqui-Bacanga e Araçagi, bem como o Serviço de Pronto Atendimento (SPA) da Policlínica Cohatrac, recebem os pacientes não-Covid. Com isso, os pacientes que não são suspeitos da doença não ficam expostos, além disso fica mantida a assistência especializada para as demais demandas da população.

As pessoas que apresentarem sintomas leves da Covid-19 podem ser atendidas na rede municipal de saúde nas unidades básicas e unidades mistas.

Quem apresentar sintomas moderados e graves, como febre, dor de cabeça persistente, perda do olfato e paladar, além da falta de ar, devem se dirigir a uma das UPAs (Vinhais, Parque Vitória, Cidade Operária ou Paço do Lumiar) e, se necessário, o paciente será encaminhado para assistência em um dos hospitais de referência.

Atendimento nas UPAs da Grande São Luís

Fonte: SES.
Fonte: SES.

As unidades referência da rede estadual que oferecem a assistência a pacientes clínicos e de UTI são: Hospital Dr. Genésio Rêgo, Hospital Dr. Raimundo Lima, Hospital Dr. Carlos Macieira, Hospital de Cuidados Intensivos. O Hospital Universitário Presidente Dutra, que é de gestão federal, também irá fazer o acolhimento dos pacientes graves oriundos dos municípios da Grande São Luís.

O novo fluxo de atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) da Grande Ilha foi anunciado pelo governo do Estado e visa conter o avanço dos novos casos de coronavírus.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.