Espera

Internautas relatam que aguardam chamada de idosos cadastrados para vacinação em SL

Nesta semana, foi disponibilizado um canal para correção de qualquer informação errada no cadastro.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h04

SÃO LUÍS - Comentários de internautas demonstram o descontentamento com a demora para chamada da vacinação de idosos a partir de 75 anos em São Luís. O Imirante.com coletou relatos de rede social da própria Prefeitura de São Luís. São pessoas que cadastraram os pais ou avós, por exemplo, e que ainda não receberam contato da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) sobre o dia, horário e local da imunização.

Outros querem saber o critério usado pela Semus para a convocação dos idosos cadastrados. Em alguns casos, idosos, que foram cadastrados no dia do lançamento da plataforma, ainda não foram chamados.

Comentários sobre a vacinação em idosos em São Luís. Arte: Reprodução/Instagram.
Comentários sobre a vacinação em idosos em São Luís. Arte: Reprodução/Instagram.
Comentários sobre a vacinação em idosos em São Luís. Arte: Reprodução/Instagram.
Comentários sobre a vacinação em idosos em São Luís. Arte: Reprodução/Instagram.

Ao Imirante.com, a Semus informou que os idosos que já fizeram o cadastro na plataforma Vacina São Luís devem aguardar o contato da pasta, que obedece aos critérios de período da marcação (ou seja, quem marcou antes recebe o contato à frente de quem marcou depois) ou de perfil do idoso.

Errou o cadastro?

Nesta semana, foi disponibilizado um canal para correção de qualquer informação errada no cadastro de idosos para vacinação contra o novo coronavírus em São Luís. Basta entrar em contato pelo WhatsApp (98) 99174-4442 e informar o erro.

A Prefeitura de São Luís alerta que este canal é exclusivo para as correções no cadastro, não atendendo a outros tipos de dúvidas.

Leia mais:

São Luís abre cadastro de idosos para vacinação contra o coronavírus

Idosos já cadastrados começam a ser vacinados contra a Covid-19 via drive-thru

No Maranhão, 6 mil indígenas tomaram vacina contra a Covid-19

Qual a eficácia das vacinas? Como são feitas? Posso me infectar ao tomar? Especialista tira dúvidas

Quem está sendo vacinado em São Luís

Nesta terça-feira (2), continua a vacinação de profissionais de saúde entre 35 e 39 anos, nascidos entre outubro e dezembro. Mas também podem se vacinar aqueles profissionais de saúde dessa faixa etária que perderam a data, já que havia um calendário de acordo com o mês de nascimento.

Quem faz parte desse público deve apresentar a carteira do respectivo conselho e RG ou declaração da unidade onde trabalha (para aqueles que não possuem registro) e RG.

A Prefeitura de São Luís disponibilizou uma plataforma para cadastramento de idosos que tenham a partir de 75 anos para receberem a vacina contra o novo coronavírus (Covid-19). O formulário, que pede identificação (CPF e número do SUS); informações básicas (Nome completo, sexo, data de nascimento, nome da mãe), informações de contato (e-mail, celular, telefone) e endereço completo, pode ser acessado no endereço: www.saoluis.ma.gov.br/vacinasaoluis.

Após o cadastramento, a Semus entrará em contato, informando o dia, local e horário em que o idoso receberá a primeira dose.

Idosos estão sendo convocados para vacinação desde sábado (30). Foto: Reprodução/TV Mirante.
Idosos estão sendo convocados para vacinação desde sábado (30). Foto: Reprodução/TV Mirante.

No último sábado, aqueles idosos já cadastrados e que foram contatados pela Semus começaram a ser vacinados pelo sistema drive-thru. A meta da prefeitura é imunizar 1.000 idosos por dia.

Estes grupos prioritários são vacinados no Centro Municipal de Vacinação, no Multicenter Sebrae, das 8h às 17h. Também ocorre vacinação de idosos a partir de 75 anos no campus do Bacanga da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

A Semus informou ao Imirante que, "diariamente, com base em critérios estabelecidos com o Ministério da Saúde, discute a inclusão de novos públicos-alvo da vacinação. Tão logo haja a disponibilidade para novas etapas, a pasta tornará a informação pública", disse.

*Com informações da Prefeitura de São Luís

Matéria atualizada às 8h25 de 3 de fevereiro

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.