Novo coronavírus

São Luís recebe 15.290 doses da vacina Oxford/AstraZeneca

As novas doses são destinadas ao público prioritário, conforme estabelecido pelo Governo Federal.

Imirante.com, com informações do Prefeitura de São Luís

Atualizada em 27/03/2022 às 11h04
Nesta fase da campanha, estão sendo imunizados os profissionais de saúde.
Nesta fase da campanha, estão sendo imunizados os profissionais de saúde. ( Foto: Divulgação / Prefeitura de São Luís)

SÃO LUÍS - A capital maranhense recebeu, nesta terça-feira (26), 15.290 doses da vacina Oxford/AstraZeneca contra o novo coronavírus (Covid-19). Com isso, a prefeitura de São Luís poderá dar continuidade ao Plano Municipal de Vacinação. As vacinas foram distribuídas pelo Ministério da Saúde aos Estados e estes fizeram a entrega aos municípios. As novas doses são destinadas ao público prioritário, conforme estabelecido pelo Governo Federal.

Leia também:

Ministério distribuiu mais 669 mil doses de vacina contra a Covid-19 nesta segunda-feira (25)

Veja quantas pessoas serão imunizadas em cada município do MA com o primeiro lote da vacina de Oxford

Maranhão prioriza pacientes oncológicos e em diálise na vacinação

Nesta fase da campanha, estão sendo imunizados os profissionais de saúde. Em São Luís, o atendimento segue no Centro Municipal de Vacinação, montado no Pavilhão de Eventos do Multicenter Sebrae, no Cohafuma, das 8h às 17h, de segunda-feira a sábado.

O prefeito Eduardo Braide informou que, ainda esta semana, devem chegar novas doses da Coronavac. Com isso, a vacinação será ampliada em São Luís.

“Com as doses recebidas hoje da vacina da Oxford/AstraZeneca vamos poder dar continuidade à vacinação dos profissionais de saúde por faixa etária como temos feito desde a semana passada. Com as novas doses da Coronavac que devem chegar nos próximos dias, a nossa expectativa é poder ampliar a vacinação para outros públicos que também precisam ser imunizados com prioridade. Com isso vamos avançando nas etapas do Plano Municipal de Vacinação’, destacou.

Com as 15.290 doses da AstraZeneca será possível vacinar imediatamente 15.290 pessoas. Isto porque, nesse caso, a aplicação da segunda dose deve ser feita após três meses. Por isso, o Ministério da Saúde orientou que todo o quantitativo de doses recebido seja aplicado já que há tempo hábil para o envio de um segundo lote de vacinas referente à segunda dose.

Para o secretário Municipal de Saúde de São Luís, Joel Nunes, o recebimento das doses ampliará a cobertura vacinal. “As 15 mil doses recebidas são um reforço fundamental para o incremento da proteção imunológica da população. Estamos na expectativa de receber um novo lote de doses da Coronavac. Com isso, novos públicos devem começar a ser atendidos. Mas é importante que a população entenda que todas as ações do Plano Municipal de Vacinação seguem as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde”, explicou.

O centro integra as estratégias do Plano Municipal de Vacinação para imunizar os grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde por meio do Plano Nacional de Imunização. O espaço entrou funcionamento na terça-feira (19) e até a segunda-feira (25) atendeu 12.493 pessoas, sendo 100% do público constituído por profissionais de saúde.

Inicialmente, foram vacinados profissionais que atuam na linha de frente do atendimento em saúde (urgência, emergência, UTIs e setores Covid nos hospitais). Na sexta-feira (22) e sábado (23) foi a vez dos profissionais da saúde com mais de 60 anos serem imunizados. Na segunda-feira (25) e terça-feira (26) foram vacinados os profissionais de saúde que tenham entre 40 e 59 anos. Na quarta-feira (27) serão anunciados os novos públicos que devem se dirigir ao centro de vacinação para tomar a primeira dose do imunizante.

No total, até segunda-feira (25), a capital vacinou 12.698 pessoas. Além das 12.493 doses aplicadas no Centro Municipal de Vacinação, 142 idosos em instituições de longa permanência foram imunizados e 13 pessoas com deficiência em unidades de acolhimento da Prefeitura de São Luís, além de 50 funcionários do Hospital Municipal Djalma Marques (Socorrão I), no Centro, também já foram imunizados.

Os usuários que procuram o Centro de Vacinação devem apresentar, além da declaração da unidade onde estão lotados, um documento oficial com foto e, nos casos específicos, da carteira profissional do conselho correspondente. A princípio, a fase de imunização dos profissionais de saúde deve durar 7 semanas, mas o prazo está sujeito a alterações, dependendo da demanda recebida futura de dosagens da vacina.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.