Coronavírus

Paciente vindo de Manaus morre em São Luís por complicações da Covid-19

Segundo o Hospital Universitário, paciente teve uma parada cardiorrespiratória e, mesmo após procedimento de reanimação, não resistiu e morreu na madrugada desta quinta-feira (21).

Imirante.com, com informações do HU-HUFMA

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h04
apresentou um estado de saúde mais grave na noite dessa quarta-feira (20) e, por isso, precisou ser entubado e ligado ao respirador.
apresentou um estado de saúde mais grave na noite dessa quarta-feira (20) e, por isso, precisou ser entubado e ligado ao respirador. (Foto: reprodução / TV Mirante)

SÃO LUÍS – Um dos pacientes vindos de Manaus à São Luís para tratamento da Covid-19, morreu, na madrugada desta quinta-feira (21), no Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA) por complicações em decorrência da doença.

Saiba mais:

Dez pacientes vindos de Manaus recebem alta após vencerem a Covid-19 em São Luís

Pacientes de Manaus chegam a São Luís para tratamento da Covid-19

De acordo com o HU-UFMA, o paciente, de 36 anos, apresentou um estado de saúde mais grave na noite dessa quarta-feira (20) e, por isso, precisou ser entubado e ligado ao respirador. O homem teve uma parada cardiorrespiratória e, mesmo após procedimento de reanimação, não resistiu e morreu no início da madrugada desta quinta-feira (21).

O HU-UFMA informou que a equipe psicossocial do hospital realiza acolhimento aos familiares e, junto à Rede Ebserh, se solidariza pela perda.

Recuperados

Até o momento, 11 pacientes receberam alta da ala covid do Hospital Universitário, com necessidade de continuação de atendimento na enfermaria clínica do hospital, sendo que dois desses pacientes já possuem condições de alta hospitalar.

Entenda o caso

Ao todo, 39 pacientes foram transferidos para São Luís. Esses pacientes começaram a chegar à capital maranhense na noite da última sexta-feira (15), após um colapso no sistema de saúde de Manaus, devido ao alto número de internações por Covid-19 e a falta de insumos, como oxigênio, para o tratamento dos doentes.

Chegada

A remoção dos pacientes é cercada de cuidados e protocolos sanitários, principalmente para conter o risco que a nova cepa do coronavírus já detectada no Amazonas entre no Maranhão com os pacientes vindos de Manaus.

De acordo com a médica infectologista do HU-UFMA, Carolina Monteiro, durante o processo de remoção dos pacientes para o hospital, todo um processo de biossegurança é rigidamente obedecido. “Esses pacientes são isolados, são aplicadas todas as medidas pertinentes de precaução, isso para o cuidado com a equipe de saúde e de todas as outras pessoas que circulam no hospital”, explica.

Ajuda

O HU-UFMA doou para a rede de saúde de Manaus (AM) mais de R$ 400 mil em medicamentos, materiais médico-hospitalares e equipamentos de proteção individual (EPI’s). A doação é para ajudar a capital amazonense que vive um colapso devido a alta nos casos de Covid-19.

Por volta das 13h30 desse domingo (17), um caminhão carregado dos insumos seguiu para o aeroporto internacional de São Luís, Marechal Cunha Machado, com os materiais que foram enviados para Manaus na segunda-feira (18).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.