Recuperados

Onze pacientes vindos de Manaus recebem alta após vencerem a Covid-19 em São Luís

Pacientes estão agora em uma ala de leitos clínicos do HU-UFMA aguardando o momento de retornarem à capital amazonense.

Imirante.com, com informações da TV Mirante

Atualizada em 27/03/2022 às 11h04
Ao todo, 39 pacientes foram transferidos para São Luís e encaminhados ao HU-UFMA.
Ao todo, 39 pacientes foram transferidos para São Luís e encaminhados ao HU-UFMA. (Foto: reprodução / TV Mirante)

SÃO LUÍS - Onze pacientes* de Manaus que vieram a São Luís para tratamento da Covid-19, já receberam alta do Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), e se preparam para voltar pra casa. Os pacientes estão agora em uma ala de leitos clínicos da unidade aguardando o momento de retornarem à capital amazonense.

Saiba mais:

Pacientes de Manaus chegam a São Luís para tratamento da Covid-19

Mais 11 pacientes de Manaus chegam a São Luís para tratamento da Covid-19​

Paciente transferido de Manaus comemora aniversário ao chegar em São Luís

Ao todo, 39 pacientes foram transferidos para São Luís. Esses pacientes começaram a chegar à capital maranhense na noite da última sexta-feira (15), após um colapso no sistema de saúde de Manaus, devido ao alto número de internações por Covid-19 e a falta de insumos, como oxigênio, para o tratamento dos doentes.

Uma das pacientes vindas de Manaus para São Luís foi Ozilene Costa. Segundo ela, o atendimento que recebeu na capital maranhense foi muito bom. “Uma equipe maravilhosa. Não tenho nada pra falar de ruim. Fui muito bem recebida pela equipe médica e por todos aqui”, diz. A maioria dos pacientes chegou a São Luís debilitada, precisando de amparo para descer do avião e entrar na ambulância.

Ainda nesta quinta-feira (21), mais dois pacientes de Manaus que estão em São Luís para tratamento da Covid-19 devem receber alta médica e, posteriormente, devem retornar ao Amazonas.

Chegada

A remoção dos pacientes é cercada de cuidados e protocolos sanitários, principalmente para conter o risco que a nova cepa do coronavírus já detectada no Amazonas entre no Maranhão com os pacientes vindos de Manaus.

De acordo com a médica infectologista do HU-UFMA, Carolina Monteiro, durante o processo de remoção dos pacientes para o hospital, todo um processo de biossegurança é rigidamente obedecido. “Esses pacientes são isolados, são aplicadas todas as medidas pertinentes de precaução, isso para o cuidado com a equipe de saúde e de todas as outras pessoas que circulam no hospital”, explica.

Ajuda

O HU-UFMA doou para a rede de saúde de Manaus (AM) mais de R$ 400 mil em medicamentos, materiais médico-hospitalares e equipamentos de proteção individual (EPI’s). A doação é para ajudar a capital amazonense que vive um colapso devido a alta nos casos de Covid-19.

Por volta das 13h30 desse domingo (17), um caminhão carregado dos insumos seguiu para o aeroporto internacional de São Luís, Marechal Cunha Machado, com os materiais que foram enviados para Manaus na segunda-feira (18).

*Número atualizado às 11h19, desta quinta-feira (21), pelo HU-UFMA

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.