Colapso em Manaus

Pacientes de Manaus chegam a São Luís para tratamento da Covid-19

Os 12 pacientes da capital amazonense chegaram em São Luís por volta das 21h30 dessa sexta-feira (15), e logo foram encaminhados ao Hospital Universitário da UFMA.

Imirante.com, com informações do HU-HUFMA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h04

SÃO LUÍS – Doze pacientes com Covid-19 chegaram a São Luís por volta das 21h30 dessa sexta-feira (16) vindos transferidos da cidade de Manaus, capital do Amazonas, que vive um colapso na saúde devido as altas taxas de ocupação nos hospitais e a falta de oxigênio para o tratamento de pessoas com o novo coronavírus.

Leia também:

Ministério da Saúde consegue oxigênio para manter bebês em Manaus

Sem oxigênio: Manaus transfere pacientes com Covid-19 para outros Estados

Os pacientes desembarcaram no Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado, em São Luís, e logo foram encaminhados para o Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA) – gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) – em ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

O HU-UFMA mobilizou mais de 100 profissionais de saúde entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e demais áreas de apoio para atender os pacientes transferidos de Manaus.

Uma equipe do hospital estava a postos para receber os pacientes ainda no aeroporto, entre eles a superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages. Foram disponibilizados pelo hospital 40 leitos de enfermaria que estão devidamente equipados com monitores multiparamétricos e ventiladores mecânicos.

A superintendente Joyce Santos Lages, relata como tem sido a preparação do hospital e a importância de oferecer ajuda nesse momento tão difícil “Disponibilizamos leitos isolados dos demais leitos do hospital. É importante frisar para a população que iremos manter os atendimentos normais. Logicamente que nesses primeiros dias vamos trabalhar com alguns ajustes internos, que são necessários. Não estava planejado, mas entendemos que é uma ação humanitária. Estamos todos empenhados, MEC, Ebserh e UFMA, para apoiar esta ação que entendemos ser de suma importância para a vida humana”.

Paralelo a isso, serão enviados mais de uma tonelada de insumos, entre medicamentos, materiais médicos e EPIs que ajudarão a combater a pandemia no estado do Amazonas.

Outros hospitais geridos pela Ebserh que receberão pacientes são os hospitais federais do Rio Grande do Norte, Brasília, Piauí, Paraíba, Goiás, Ceará, Pernambuco e Alagoas. Dos 150 leitos, 22 são de UTI e os demais de enfermaria.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.